Inciso II do Artigo 1829 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 1.829. A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte: (Vide Recurso Extraordinário nº 646.721) (Vide Recurso Extraordinário nº 878.694)
II - aos ascendentes, em concorrência com o cônjuge;
Vanessa Patricia, Advogado
há 4 meses

A herança na separação convencional de bens

Esse regime é aquele aonde os cônjuges escolhem por ele, ou seja, é uma opção deles e não imposta por lei. Nesse regime, nenhum bem se comunica; não há bem comum do casal. Há completa separação e…
1
0
Carina M Cunha, Advogado
há 5 meses

Riscos ocultos na renúncia à herança.

A renúncia à herança está prevista no artigo 1.804 do Código Civil. A renúncia deve ser feita por escritura pública ou por termo nos autos do inventário, ela é irrevogável e irretratável, portanto,…
4
0
Kassio Moura, Bacharel em Direito
ano passado

Da sucessão: noções gerais para você entender (parte final)

CAPÍTULO III: QUEM SÃO OS HERDEIROS E QUAL A ORDEM DE VOCAÇÃO HEREDITÁRIA Presumem-se herdeiros, pessoas nascidas ou já concebidas no momento da sucessão segundo o art. 1557 do CC, considerando-se…
0
0

Venda de imóvel de ascendente para descendente

Um proprietário pode vender todo seu patrimônio sem qualquer restrição, contudo, quando a mesma operação é feita para uma filha ou seu pai, por exemplo, a legislação considera anulável, salvo se…
1
0

Sucessão Legítima

SUCESSÃO LEGÍTIMA ANDREÍNA F. NOGUEIRA Abril 2022 Resumo O presente estudo possui o intuito de demonstrar como será feito a partilha dos bens em uma sucessão, onde os cônjuges possuem um pacto de…
1
0

Pai e mãe tem direito à herança do filho?

(imagem meramente ilustrativa retirada do canva) Pai e mãe podem sim vir a herdar a herança de seus filhos sim, no entanto há a necessidade de realizar uma análise minuciosa do caso concreto, pois há…
18
9

Quando eu era solteiro comprei um imóvel. Por que, agora que quero vendê-lo, necessito da aceitação da minha esposa?

Mesmo que adquirido antes do casamento, portanto sem qualquer contribuição financeira do esposo ou da esposa, para que seja possível vender um imóvel ou um bem de expressão econômica, depende da…
1
0
Milca Reis, Advogado
há 2 anos

A exclusão de um herdeiro por meio da indignidade ou deserdação conforme a Lei Nº 10.406/2002.

RESUMO O presente trabalho tem por escopo o estudo das formas de exclusão de um herdeiro da sucessão e suas causas legalmente previstas no Código Civil Brasileiro de 2002, em razão e práticas…
1
0
Julio Martins, Advogado
há 2 anos

O Inventário Extrajudicial admite autor da herança incapaz?

Às vezes ainda nos confundimos na leitura açodada de alguns casos que nos são propostos, especialmente em assuntos complexos como são os relacionados a DIREITOS SUCESSÓRIOS e DIREITOS IMOBILIÁRIOS.
1
0

Não use o regime de separação de bens antes de ler este artigo.

É muito comum que pessoas que optem pelo regime da separação de bens o façam pensando que a extinção da sociedade conjugal vá se dar pelo divórcio, como prevê o art. 1.571 , IV , do Código Civil .
2
0