Inciso I do Artigo 114 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) (Vide ADIN 3392) (Vide ADIN 3432)
I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

[Resumo] Informativo STF 1102

Caros leitores, Mais uma edição do Informativo de Jurisprudências do Supremo está no ar! Vamos conhecer as novidades? Acesse a íntegra do documento divulgado CLICANDO AQUI . Assim, vocês terão acesso…
7
0

Fundação privada e demais responsáveis são condenadas ao pagamento de valores inadimplidos a professor-instrutor pela prestação de serviços autônomos para Concursos

A Fundação Universa, o Instituto Brasil de Educação (IBRAE) e a União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC) foram condenadas solidariamente ao pagamento dos valores remanescentes inadimplidos,…
1
0

Informativo de Jurisprudência nº 696, do Superior Tribunal de Justiça

Olá amigos e amigas, Mais uma semana de estudos e trabalhos iniciando e já temos novo informativo de jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça no ar. Na edição de nº 696, divulgada em 17 de maio…
7
1
Ponto Jurídico, Advogado
há 3 anos

Ações sobre contribuição sindical de servidores estatutários devem ser julgadas pela Justiça comum

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que compete à Justiça comum processar e julgar causas que tratem do recolhimento e do repasse da contribuição sindical de servidores públicos…
2
0

Compete à Justiça do Trabalho determinar reinclusão de empregados anistiados pela Lei 8.878/94 no plano de previdência privada

A Subseção I Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, uniformizou a jurisprudência sobre competência da Justiça do Trabalho para determinar reinclusão de empregados…
6
0
Diego Carvalho, Advogado
há 4 anos

Justiça Federal tem autonomia para julgar relações de trabalho de servidores

A Justiça Federal tem autonomia para julgar ações envolvendo as relações de trabalho de servidores estatutários. Foi esse entendimento alcançado pelo Supremo Tribunal Federal ao terminar o julgamento…
1
0

Justiça Federal tem autonomia para julgar relações de trabalho de servidores

A Justiça Federal tem autonomia para julgar ações envolvendo as relações de trabalho de servidores estatutários. Foi esse entendimento alcançado pelo Supremo Tribunal Federal ao terminar o julgamento…
0
0
Flávio Tartuce, Advogado
há 4 anos

Resumo. Informativo 667 do STJ.

RESUMO. INFORMATIVO 667 DO STJ. SEGUNDA SEÇÃO PROCESSO REsp 1.633.254-MG , Rel. Min. Nancy Andrighi, Segunda Seção, por maioria, julgado em 11/03/2020, DJe 18/03/2020 RAMO DO DIREITO DIREITO CIVIL…
15
1

Juiz ordena que Loggi recadastre 11 entregadores excluídos da plataforma

Para impedir que pessoas obtenham renda, principalmente em um momento de pandemia, é necessário que a empresa ao menos justifique sua decisão de afastar os trabalhadores. Foi com base nesse…
0
0
Espaço Vital
há 4 anos

Competência da JT para julgar ação entre servidores estatutários e sindicato

A 1ª Turma do TST declarou que a Justiça do Trabalho é competente para julgar ação em que agentes da polícia civil questionam o processo eleitoral de 2011 do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito…
0
0