Parágrafo 8 Artigo 37 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 8º A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) (Regulamento) (Vigência)
I - o prazo de duração do contrato; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
II - os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
III - a remuneração do pessoal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
Lylianna Guerra, Bacharel em Direito
há 2 anos

Administração Pública

1. ADMINISTRAÇÃO DIRETA Corresponde a atuação direta pelo próprio Estado e por suas entidades estatais: União Federal; Estados; Municípios; Distrito Federal. Obs.: A União possui soberania, e as…
1
0

Contrato de Gestão

CONTRATO DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Flávio Martins de Souza RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar a necessidade de precauções, por parte da Administração Pública, nos…
6
0

Notas sobre a nova lei de licitações.

A NLL promoveu a junção de três leis, além da incorporação em seu texto de instrumentos normativos infralegais, normas técnicas, conceitos doutrinários e a jurisprudência dos tribunais de contas.
1
0

Direito Administrativo: Conceito e Objeto

Alícia Marques Tavares [1] Emerson Barros de Aguiar [2] Michel Jaques Silva Pontes [3] Raphaela Stefany Azevedo Pinto [4] Thayná Maria de Sousa Santana [5] RESUMO O presente artigo tem o intuito de…
4
0
Marina Castilho, Estudante de Direito
há 3 anos

A Competência do Direito Administrativo

Autoras: Angélica Dantas Ribeiro, Marina Sousa Teodoro Castilho. Introdução A competência do Direito Administrativo sob nova visão de contrato de gestão, de acordo com art. 37, caput, da CRFB/88,…
1
0

Patrimonialismo e Gestão na Administração Pública Municipal

Trabalho de Conclusão de Curso, formato artigo científico, apresentado ao Curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Dourados, como exigência parcial…
1
0

A Importância dos Princípios no Direito Administrativo

Diego da Silva Ramos Advogado e Procurador Jurídico-Legislativo, pós-graduado em Direito Público. Sumário: 1. Introdução; 2. Diferença entre princípios e regras; 3. Importância dos princípios; 4.
2
0

Análise do atual Direito Administrativo aplicado na transformação do Estado.

A CONSENSUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Jonas Bortoletto Santos RESUMO A administração pública vem passando por profundas transformações que derivam da própria transformação do Estado. As formas…
4
0

Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista

  O presente texto possui como principal objetivo explanar de maneira simples os principais pontos que ao ver deste autor são de fato interessantes e dignos de atenção e, anotação a respeito da…
5
2

Contrato de Gestão

O Contrato de Gestão é instrumento firmado entre o Poder Público e a entidade privada sem fins lucrativos qualificada como Organização Social, para formação de parceria de longo prazo, com vistas à…
1
0