Parágrafo 2 Artigo 58 da Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993

Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993

Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:
§ 2o Na hipótese do inciso I deste artigo, as cláusulas econômico-financeiras do contrato deverão ser revistas para que se mantenha o equilíbrio contratual.
João Otávio, Advogado
há 2 meses

Alterações Unilaterais de Contratos Adm.

ao interesse coletivo (art. 58 , caput e I, c/c art. 65 , I , a e b ) (lei 8.666 /93); - No entanto, ainda conforme o TCU...) (lei 8.666 /93). (ACÓRDÃO 3289/2011 – TCU – Plenário) …
Paulo Lopes, Advogado
há 2 anos

Dos Contratos na Administração Pública

DOS CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Paulo Fernando Pereira Lopes [1] Acadêmico do Programa de Graduação da Universidade Federal Fluminense - UFF. RESUMO Objetiva-se, com o presente trabalho,…

Equilíbrio Econômico-Financeiro dos Contratos Administrativos

Introdução O presente trabalho visa esmiuçar o dispositivo previsto pelo legislador que possibilita a tutela do equilíbrio econômico-financeiro e por sua vez é um importante mecanismo do contrato…

O direito das empresas privadas ao Reequilibrio Contratual em decorrência da alteração da taxa cambial dos insumos (alteração do dólar)

I. PROBLEMATICA A SER ANALISADA: Muito se tem discutido acerca do direito das empresas privadas que celebraram contratos com o poder público, sociedade de economia mistas ou empresas públicas, de…
Ricardo Ribas, Advogado
há 2 anos

O direito das empresas privadas ao Reequilíbrio Contratual em decorrência da alteração da taxa cambial dos insumos (alteração do dólar)

Muito se tem discutido acerca do direito das empresas privadas que celebraram contratos com o poder público, sociedade de economia mistas ou empresas públicas, de terem revistos seus contratos em…

Reequilíbrio econômico-financeiro em face da alta exacerbada do dólar em decorrência da crise econômica atual

Crise econômica, alta do dólar, recessão, inflação alta, aumento do nível de desemprego, problemas na macroeconomia, medidas econômicas de austeridade... Trata-se, infelizmente, de termos e…
Gerson Aragão, Defensor Público
há 5 anos

Pergunta de Direito Administrativo: Você sabe explicar o Equilíbrio econômico-financeiro nos contratos administrativos?

Previsto no art. 58 , § 2º da lei 8.666 /93 e decorre do art. 37 , XXI , CF/88 . Também chamada de equação econômico-financeira. Quando a Administração Pública modifica, unilateralmente, os valores…

Novos caminhos para a judicialização da saúde no Brasil?

A discussão sobre o acesso a medicamentos e tratamentos de saúde pela via judicial no Brasil ganhou importância teórica e prática, envolvendo crescentes debates entre acadêmicos, operadores do…

Reequilíbrio econômico financeiro

Um ponto importante que nem sempre é mencionado e que, por isso, aproveitamos o ensejo para destacar, é o de que o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato administrativo não beneficia somente o…