Parágrafo 3 Artigo 26 da Lei nº 9.514 de 20 de Novembro de 1997

Lei nº 9.514 de 20 de Novembro de 1997

Dispõe sobre o Sistema de Financiamento Imobiliário, institui a alienação fiduciária de coisa imóvel e dá outras providências.
Art. 26. Vencida e não paga a dívida, no todo ou em parte, e constituídos em mora o devedor e, se for o caso, o terceiro fiduciante, será consolidada, nos termos deste artigo, a propriedade do imóvel em nome do fiduciário. (Redação dada pela Lei nº 14.711, de 2023)
§ 3º A intimação será feita pessoalmente ao devedor e, se for o caso, ao terceiro fiduciante, que por esse ato serão cientificados de que, se a mora não for purgada no prazo legal, a propriedade será consolidada no patrimônio do credor e o imóvel será levado a leilão nos termos dos arts. 26-A, 27 e 27-A desta Lei, conforme o caso, hipótese em que a intimação poderá ser promovida por solicitação do oficial do registro de imóveis, por oficial de registro de títulos e documentos da comarca da situação do imóvel ou do domicílio de quem deva recebê-la, ou pelo correio, com aviso de recebimento, situação em que se aplica, no que couber, o disposto no art. 160 da Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973 (Lei de Registros Públicos). (Redação dada pela Lei nº 14.711, de 2023)
§ 3o-A. Quando, por duas vezes, o oficial de registro de imóveis ou de registro de títulos e documentos ou o serventuário por eles credenciado houver procurado o intimando em seu domicílio ou residência sem o encontrar, deverá, havendo suspeita motivada de ocultação, intimar qualquer pessoa da família ou, em sua falta, qualquer vizinho de que, no dia útil imediato, retornará ao imóvel, a fim de efetuar a intimação, na hora que designar, aplicando-se subsidiariamente o disposto nos arts. 252, 253 e 254 da Lei no 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil). (Incluído pela Lei nº 13.465, de 2017)
§ 3o-B. Nos condomínios edilícios ou outras espécies de conjuntos imobiliários com controle de acesso, a intimação de que trata o § 3o-A poderá ser feita ao funcionário da portaria responsável pelo recebimento de correspondência. (Incluído pela Lei nº 13.465, de 2017)
Freitas Júnior, Advogado
há 3 meses

A necessidade de intimação pessoal no procedimento de leilão de imóvel regulado pela lei 9.514/97, segundo o STJ

A lei 9.514 /97 dispõe sobre o Sistema de Financiamento Imobiliário, institui a alienação fiduciária de coisa imóvel e dá outras providências. O artigo 22, da referida lei, traz a definição de…
1
0

(In)validade da cláusula mandato-recíproco em contrato de compra e venda de imóvel

Quando há a aquisição de um imóvel, geralmente, ela é feita por mais de uma pessoa. Na maior parte dos casos, os cônjuges e/ou companheiros fazem essa compra em conjunto, tendo em vista tanto o fato…
21
5
N Partners, Advogado
há 2 anos

Lei 9.514: é possível a intimação judicial do devedor?

É muito comum nos depararmos, na prática, com situações em que é inviável intimar os devedores, pois os cartórios, muitas vezes, se negam a certificar a ocultação ou o local incerto do fiduciante,…
2
0

Alienação Fiduciaria Imovel

UNIARA – UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA CURSO DE DIREITO ROBERTO LUIZ DE OLIVEIRA CARÓSIO ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA IMÓVEL Araraquara – São Paulo 2021 UNIARA – UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA CURSO DE DIREITO…
1
0

As Tutelas Provisórias e o Recurso Especial. Súmula 735 STF.

Luiz Fernando Valladão Nogueira [1] Resumo: O presente artigo estuda a súmula 735 STF e sua aplicação pelo STJ aos recursos que versam sobre tutelas provisórias. Além disso, aponta interpretação mais…
4
0
Mateus Morais, Advogado
há 3 anos

O Procedimento dos Leilões de Imóveis Extrajudiciais

I. Introdução No procedimento para realização dos leilões extrajudiciais de imóveis, existem detalhes que tanto o credor quanto o devedor devem se atentar. De um lado, o devedor pode ter, a partir da…
17
2

A importância da intimação pessoal do devedor no financiamento de imóveis diante da recente decisão do STJ

Por Luiz Antônio Lorena de Souza Filho A intimação pessoal do devedor é um dos principais atos da Lei de Alienação Fiduciária em garantia de bens imóveis. Ela possibilita que o devedor tenha ciência…
9
3

Intimação do devedor fiduciante por edital

INTIMAÇÃO DO DEVEDOR FIDUCIANTE POR EDITAL Rogério Tadeu Romano No Brasil, a partir da formalização da alienação fiduciária, independente da tradição da coisa móvel, há a transferência de propriedade…
5
0
Jocyani Russo, Advogado
há 3 anos

5 Dúvidas do Devedor Sobre Leilão Extrajudicial

1ª DÚVIDA: UM PARENTE OU ALGUÉM RECEBEU A NOTIFICAÇÃO NO MEU LUGAR, OU RECEBI A NOTIFICAÇÃO VIA CORREIO, NÃO É VÁLIDA? A resposta é NÃO! O artigo 26, parágrafo 3 da Lei n. 9.514/97 destaca que a…
1
0

Algumas linhas sobre a notificação do devedor em mora na alienação fiduciária em garantia

ALGUMAS LINHAS SOBRE A NOTIFICAÇÃO DO DEVEDOR EM MORA NA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA Rogério Tadeu Romano O artigo 2º da Lei 13.043/14 disciplina: “No caso de inadimplemento ou mora nas…
40
5