Artigo 27 da Lei nº 8.212 de 24 de Julho de 1991

LOSS - Lei nº 8.212 de 24 de Julho de 1991

Dispõe sobre a organização da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e dá outras providências.
Art. 27. Constituem outras receitas da Seguridade Social:
I - as multas, a atualização monetária e os juros moratórios;
II - a remuneração recebida por serviços de arrecadação, fiscalização e cobrança prestados a terceiros;
III - as receitas provenientes de prestação de outros serviços e de fornecimento ou arrendamento de bens;
IV - as demais receitas patrimoniais, industriais e financeiras;
V - as doações, legados, subvenções e outras receitas eventuais;
VI - 50% (cinqüenta por cento) dos valores obtidos e aplicados na forma do parágrafo único do art. 243 da Constituição Federal;
VII - 40% (quarenta por cento) do resultado dos leilões dos bens apreendidos pelo Departamento da Receita Federal;
VIII - outras receitas previstas em legislação específica.
Parágrafo único. As companhias seguradoras que mantêm o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres, de que trata a Lei nº 6.194, de dezembro de 1974, deverão repassar à Seguridade Social 50% (cinqüenta por cento) do valor total do prêmio recolhido e destinado ao Sistema Único de Saúde-SUS, para custeio da assistência médico-hospitalar dos segurados vitimados em acidentes de trânsito.

Aspectos da reforma da previdência de 2019 e o financiamento da seguridade social brasileira: um estudo do sistema de custeio e pagamento de benefícios pecuniários

do artigo 10 da Lei n.º 8.212/1991: Art. 10. A Seguridade Social será financiada por toda sociedade, de forma direta... bruta. Além das formas já vistas para a contribuição da seguridade social, o a…
Dica De Ouro, Advogado
há 2 anos

Bolsonaro extingue DPVAT a partir de 2020

Foi publicado no DOU desta terça-feira, 12, a MP 904/19 que extingue o DPVAT - Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores e o DPEM - Seguro Obrigatório de Danos Pessoais…

Seguro Obrigatório Dpvat

RESUMO O presente trabalho tem como finalidade o estudo aprofundado acerca das características que englobam o Seguro Obrigatório DPVAT, sua natureza jurídica e sua função social, levando-se em…

O déficit da Previdência não convence e o brasileiro precisa saber disto!

Lendo um texto do professor Sérgio Pinto Martins, aquele dissertava brilhantemente acerca do real quadro da Previdência Social brasileira, fato que sempre estive atenta e desconfiada, mas preferindo…
Luiz Dellore, Advogado
há 7 anos

Destaques processuais dos informativos 753 e 754/STF

Prezados, olá. Como os informativos do STF não estão sendo publicados com a usual regularidade (semanalmente), algumas vezes dois ficam muito próximos. E o que aconteceu com o 753 e 754 que,…