Artigo 46 da Lei nº 8.541 de 23 de Dezembro de 1992

Lei nº 8.541 de 23 de Dezembro de 1992

Altera a legislação do Imposto de Renda e dá outras providências.
Art. 46. O imposto sobre a renda incidente sobre os rendimentos pagos em cumprimento de decisão judicial será retido na fonte pela pessoa física ou jurídica obrigada ao pagamento, no momento em que, por qualquer forma, o rendimento se torne disponível para o beneficiário.
§ 1° Fica dispensada a soma dos rendimentos pagos no mês, para aplicação da alíquota correspondente, nos casos de:
I - juros e indenizações por lucros cessantes;
II - honorários advocatícios;
III - remuneração pela prestação de serviços de engenheiro, médico, contador, leiloeiro, perito, assistente técnico, avaliador, síndico, testamenteiro e liquidante.
§ 2° Quando se tratar de rendimento sujeito à aplicação da tabela progressiva, deverá ser utilizada a tabela vigente no mês de pagamento.

Contencioso Administrativo Tributário e os Reflexos da Demora na Decisão

TEMPO. INTERPRETAÇÃO DO ART. 46, DA LEI 8.541/92. 1. Caso a obrigação de que decorram os rendimentos advindos..., posteriormente, ocasião em que, por acumulação, formam então, montante …

Compensação, dedução e retenção na esfera trabalhista.

Compensação, retenção e dedução são institutos jurídicos assemelhados, que trazem a possibilidade de descontos do crédito do trabalhador reconhecido em ação trabalhista. Cabe mencionar ainda que a…

A Incidência do Imposto de Renda nas Execuções Trabalhistas

RESUMO O presente trabalho tem como escopo sanar controvérsias quanto à incidência do Imposto de Renda nas Execuções Trabalhistas, bem como abordará princípios constitucionais pertinentes. Será…
Bianca Martins, Estudante de Direito
há 5 anos

Competência da Justiça do Trabalho e a exceção de competência

INTRODUÇÃO As leis atribuem aos órgãos judiciais as questões que devem estar ao alcance do seu julgamento, seguindo um princípio de divisão do trabalho. Assim, os órgãos judiciais trabalhistas também…

Da natureza jurídica do INSS e do Imposto de Renda

A natureza jurídica da contribuição à Seguridade Social, denominada pela Constituição Federal de 1988 contribuição social , pode ser entendida de acordo com seis teorias básicas: teoria do prêmio de…
há 5 anos

Dispensa obstativa e estabilidade pré aposentadoria

Grande parte das Convenções Coletivas, atualmente, preveem o instituto da estabilidade do empregado em vias de se aposentar (estabilidade pré-aposentadoria), estabelecendo os requisitos para que o…

Perda da qualidade de segurado do falecido e o benefício de pensão por morte

No regramento constante no artigo 15 da Lei 8.213/91, o segurado que deixa de contribuir por período superior a 12, 24 ou 36 meses, dependendo dos fatores como tempo de contribuição, desemprego e…

Termo ou Assunto relacionado