Artigo 41A da Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

LBPS - Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.
Art. 41-A. O valor dos benefícios em manutenção será reajustado, anualmente, na mesma data do reajuste do salário mínimo, pro rata, de acordo com suas respectivas datas de início ou do último reajustamento, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, apurado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (Vide Medida Provisória nº 316, de 2006) (Vide Lei nº 12.254, de 2010) (Incluído pela Lei nº 11.430, de 2006)
§ 1o Nenhum benefício reajustado poderá exceder o limite máximo do salário-de-benefício na data do reajustamento, respeitados os direitos adquiridos. (Incluído pela Lei nº 11.430, de 2006)
§ 2o Os benefícios serão pagos do 1o (primeiro) ao 5o (quinto) dia útil do mês seguinte ao de sua competência, observada a distribuição proporcional do número de beneficiários por dia de pagamento.
(Revogado)
(Incluído pela Lei nº 11.430, de 2006)
(Revogado)
§ 3o O 1o (primeiro) pagamento de renda mensal do benefício será efetuado até 45 (quarenta e cinco) dias após a data da apresentação pelo segurado da documentação necessária a sua concessão. (Incluído pela Lei nº 11.430, de 2006)
(Revogado)
§ 4o Para os benefícios que tenham sido majorados devido à elevação do salário mínimo, o referido aumento deverá ser compensado no momento da aplicação do disposto no caput deste artigo, de acordo com normas a serem baixadas pelo Ministério da Previdência Social. (Incluído pela Lei nº 11.430, de 2006)
(Revogado)
§ 2o Os benefícios com renda mensal superior a um salário mínimo serão pagos do primeiro ao quinto dia útil do mês subseqüente ao de sua competência, observada a distribuição proporcional do número de beneficiários por dia de pagamento. (Redação dada pela MPv nº 404, de 2007)
(Revogado)
§ 3o Os benefícios com renda mensal no valor de até um salário mínimo serão pagos no período compreendido entre o quinto dia útil que anteceder o final do mês de sua competência e o quinto dia útil do mês subseqüente, observada a distribuição proporcional dos beneficiários por dia de pagamento. (Redação dada pela MPv nº 404, de 2007)
(Revogado)
§ 4o Para os efeitos dos §§ 2o e 3o, considera-se dia útil aquele de expediente bancário com horário normal de atendimento. (Redação dada pela MPv nº 404, de 2007)
(Revogado)
§ 5o O primeiro pagamento do benefício será efetuado até quarenta e cinco dias após a data da apresentação, pelo segurado, da documentação necessária à sua concessão. (Incluído pela MPv nº 404, de 2007)
(Revogado)
§ 6o Para os benefícios que tenham sido majorados devido à elevação do salário mínimo, o referido aumento deverá ser compensado quando da aplicação do disposto no caput, de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Previdência Social. (Incluído pela MPv nº 404, de 2007)
(Revogado)
§ 2o Os benefícios com renda mensal superior a um salário mínimo serão pagos do primeiro ao quinto dia útil do mês subseqüente ao de sua competência, observada a distribuição proporcional do número de beneficiários por dia de pagamento. (Redação dada pelo Lei nº 11.665, de 2008).
§ 3o Os benefícios com renda mensal no valor de até um salário mínimo serão pagos no período compreendido entre o quinto dia útil que anteceder o final do mês de sua competência e o quinto dia útil do mês subseqüente, observada a distribuição proporcional dos beneficiários por dia de pagamento. (Redação dada pelo Lei nº 11.665, de 2008).
§ 4o Para os efeitos dos §§ 2o e 3o deste artigo, considera-se dia útil aquele de expediente bancário com horário normal de atendimento. (Redação dada pelo Lei nº 11.665, de 2008).
§ 5o O primeiro pagamento do benefício será efetuado até quarenta e cinco dias após a data da apresentação, pelo segurado, da documentação necessária à sua concessão. (Incluído pela MPv nº 404, de 2007)
§ 6o Para os benefícios que tenham sido majorados devido à elevação do salário mínimo, o referido aumento deverá ser compensado quando da aplicação do disposto no caput, de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Previdência Social. (Incluído pela MPv nº 404, de 2007)

Reajuste de 3,70% nas Aposentadorias e Elevação do Teto do INSS para R$ 7.780 em 2024

👋 Olá, Comunidade Atenta! 👋 Hoje, trazemos uma atualização importante, embora não muito animadora, sobre os reajustes do INSS para 2024. Vamos mergulhar nos detalhes. 📉😟 🔍 Reajuste 2024: Os…
4
0
Kemil Aby Faraj, Advogado
há 4 meses

Ajuste Justo? A Realidade do Reajuste dos Aposentados do INSS para 2024

O ano de 2024 traz um cenário misto para os aposentados do INSS. Enquanto os beneficiários que recebem até um salário mínimo desfrutam de um aumento real acima da inflação - com o reajuste do salário…
18
36
Everton Vilar, Advogado
há 2 anos

Família cumula amparo assistencial da mãe deficiente com da filha deficiente morando na mesma casa

Em 19/01/2018 uma deficiente com cegueira em um olho e visão subnormal em outro devido a catarata e degeneração de miopia que mora com a filha deficiente beneficiária de amparo assistencial e genro…
1
0

Reajustes dos Benefícios do INSS

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 20/01/2022 | Edição: 14 | Seção: 1 | Página: 72 Órgão: Ministério do Trabalho e Previdência/Gabinete do Ministro PORTARIA INTERMINISTERIAL MTP/ME Nº 12, DE 17 DE…
2
0
Everton Vilar, Advogado
há 2 anos

Operador em loja com bursite de ombro, tendinite biceptal e síndrome do manguito rotador tem direito ao restabelecimento de auxílio-doença previdenciário

Em 11/11/2021, os juízes da Turma Recursal no Ceará, por unanimidade, DERAM PROVIMENTO ao recurso e reformaram a sentença para JULGAR PROCEDENTE e condenar o INSS a restabelecer o auxílio-doença de…
1
0
Everton Vilar, Advogado
há 3 anos

Recepcionista hospitalar de Maracanaú tem direito a aposentadoria

PROCESSUAL CIVIL. PREVIDENCIÁRIO. APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO. AGENTES BIOLÓGICOS. PROFISSIOGRAFIA. HABITUALIDADE E PERMANÊNCIA. COMPROVAÇÃO. RECEPCIONISTA HOSPITALAR. DÁ PROVIMENTO AO…
1
0
Everton Vilar, Advogado
há 3 anos

Doméstica desempregada de Fortaleza com coxatrose grave tem direito a auxílio-doença

S E N T E N Ç A I – RELATÓRIO A parte autora ajuizou ação de rito especial em face do Instituto Nacional do Seguro Social almejando o deferimento (concessão e/ou restabelecimento) de benefício por…
1
0
Everton Vilar, Advogado
há 3 anos

Viúva de Horizonte Ceará tem direito a pensão por morte do marido aposentado

S E N T E N Ç A Dispensado o relatório, nos termos do art. 38 da Lei nº. 9.099/95. F U N D A M E N T A Ç Ã O: Em não havendo necessidade de produção de provas em audiência para o caso em tela, por…
2
0

[MODELO] Mandado de Segurança c/c Liminar - Demora do INSS na juntada do laudo pericial - COVID-19

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE .../.... Petição Inicial (NOME DA IMPETRANTE)... , por seus procuradores signatários, consoante instrumento procuratório em anexo,…
2
0

TRF-2 ordena que INSS cumpra prazo legal na análise de pedidos de benefícios

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ e ES) ordenou que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) adote providências para analisar os requerimentos de concessão de benefícios…
0
0