Artigo 737 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Código de Processo Civil.
Art. 737. A publicação do testamento particular poderá ser requerida, depois da morte do testador, pelo herdeiro, pelo legatário ou pelo testamenteiro, bem como pelo terceiro detentor do testamento, se impossibilitado de entregá-lo a algum dos outros legitimados para requerê-la.
§ 1º Serão intimados os herdeiros que não tiverem requerido a publicação do testamento.
§ 2º Verificando a presença dos requisitos da lei, ouvido o Ministério Público, o juiz confirmará o testamento.
§ 3º Aplica-se o disposto neste artigo ao codicilo e aos testamentos marítimo, aeronáutico, militar e nuncupativo.
§ 4º Observar-se-á, no cumprimento do testamento, o disposto nos parágrafos do art. 735 .
Dalisson Miranda, Estudante de Direito
há 2 meses

Jurisdição voluntária em procedimentos comum e especial: breves considerações

em 15 dias, assim como no mesmo prazo o Ministério público será intimado nos casos em que intervir como fiscal da lei... E DA SEPARAÇÃO CONSENSUAIS, DA EXTINÇÃO CONSENSUAL DE UNIÃO ESTÁVEL E DA …
Jessica Amorim, Bacharel em Direito
há 5 meses

Jurisdição e competência

partes do litígio. Art. 13 da lei 9.307 de 23/09/1996 - Pode ser árbitro qualquer pessoa capaz e que tenha... da Fazenda Pública, a competência é ABSOLUTA. Art. 3º da Lei 10.259 de 12/12/2001 …

Testamento Digital e o Provimento Nº 100/2020 do CNJ - Validade e Abertura

Testamento Digital e o Provimento 100/2020 DOCNJ - Validade e Abertura RESUMO: O presente artigo versa... Testamentária), capítulos I a VI, artigos 1.857 a 1.911 e artigos 735 a 737 do Código de …
Eduarda Feitosa, Bacharel em Direito
há 8 meses

Jurisdição voluntária

apresentada em 15 dias, como observado o art. 721, do NCPC. Sendo, inclusive, ouvido a Fazenda Pública, por intermédio..., contra as decisões interlocutórias, poderá haver o agravo de instrumento …

Apostila de Direito das Sucessões

APOSTILA DE DIREITO CIVIL: SUCESSÕES Prof. Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas [1] Belo Horizonte - 2019 INTRODUÇÃO a) Noções conceituais O termo sucessão provém do latim, sucedere , ou seja,…

As formas excepcionais de testamento no Código Civil brasileiro

Rafahel Oliveira Silva - Bacharel em Direito pela Faculdade de Rondônia-FARO. RESUMO O presente trabalho visa fazer uma breve análise das particularidades atinentes aos testamentos especiais…

Quero ser cremado. Como me garantir legalmente?

“Quero ser cremado ou estipular algo especial para meu velório ou enterro. Como me garantir legalmente?” Já vi gente implorando para ser cremado, mas com aquele fundado receio de que ninguém irá…

Inventário Judicial e a Cessão de bem individual

O Código de Processo Civil de 2015 trouxe várias inovações normativas em relação ao CPC de 1973, entre elas, podemos citar a autorização judicial do uso e fruição de bem determinado de herança no…