Página 59 da Judicial - 1ª Instância - Interior - Parte III do Diário de Justiça do Estado de São Paulo (DJSP) de 3 de Julho de 2015

ingerência do judiciário na esfera da administração. Deveras, não há discricionariedade do administrador frente aos direitos consagrados, quiçá constitucionalmente. Nesse campo a atividade é vinculada sem admissão de qualquer exegese que vise afastar a garantia pétrea...O direito do menor à freqüência em creche, insta o Estado a desincumbir-se do mesmo através da sua rede própria. Deveras, colocar um menor na fila de espera e atender a outros, é o mesmo que tentar legalizar a mais violenta afronta ao princípio da isonomia, pilar não só da sociedade democrática.” (Recurso Especial 575280, 1ª. Turma, Relator Ministro José Delgado, j. em 02/09/04). Diante do princípio da prioridade absoluta (artigo . do Estatuto da Criança e do Adolescente), a reserva do possível tem mínima aplicação. Diante do exposto, CONCEDO A SEGURANÇA, para tornar determinar a matrícula da criança em creche, confirmada a liminar. À advogada dativa, arbitro honorários no patamar máximo previsto na tabela do Convênio OAB/PGE para a respectiva classe de atuação. Custas ex lege. PRIC. - ADV: SUELI DE CARVALHO (OAB 238756/ SP), LUDGARDE AMORIM DOS SANTOS (OAB 117071/SP)

Processo 000XXXX-22.2015.8.26.0505 - Mandado de Segurança - DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - W.P.A.M.C. - S.E.I.E.T.R.P. - Vistos. WESLEY PEREIRA ALMEIDA MORAES DA COSTA, menor impúbere, impetrou este mandado de segurança contra ato da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE RIBEIRÃO PIRES, visando a obter matrícula e atendimento em creche. Alega que seus genitores precisam trabalhar e não podem deixá-lo a sós em casa. No entanto o impetrado recusoulhes o acesso a creche, em manifesta violação aos artigos 208, IV, da Constituição Federal e 54, IV, do Estatuto da Criança e do Adolescente. Com a inicial, vieram certidão de nascimento e comprovantes de residência e de cadastro, além de outros documentos. Deferida a liminar, a autoridade prestou informações. No mérito afirma que os direitos sociais, enquanto prestações sociais positivas que oneram o Estado, submetem-se à reserva do possível. Apresentou documentos. Opina o Ministério Público pela concessão da ordem. É o breve relatório. Decido. É líquido e certo o direito do impetrante, pois provém não apenas do artigo 208 da Constituição Federal. No artigo 54, IV, do Estatuto da Criança e do Adolescente, está dito que é dever do Estado assegurar o atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 (zero) a 6 (seis) anos de idade. Por sua vez o artigo 11, V, da Lei 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, comete especificamente ao Município a prestação prestar o ensino infantil. Não se diga que essas normas sejam meramente programáticas, sem suficiente densidade em face do Poder Público. Já decidiu o E. Superior Tribunal de Justiça: “Releva notar que uma Constituição Federal é fruto da vontade política nacional, erigida mediante consulta das expectativas e das possibilidades do que se vai consagrar, por isso que cogentes e eficazes suas promessas, sob pena de restarem vãs e frias enquanto letras mortas no papel. Ressoa inconcebível que direitos consagrados em normas menores como circulares, Portarias, Medidas Provisórias, Leis Ordinárias tenham eficácia imediata e os direitos consagrados constitucionalmente, inspirados nos mais altos valores éticos e morais da nação sejam relegados a segundo plano. Prometendo o Estado o direito à creche, cumpre adimpli-lo, porquanto a vontade política e constitucional, para utilizarmos a expressão de Konrad Hesse, foi no sentido da erradicação da miséria intelectual que assola o país. O direito à creche é consagrado em regra com normatividade mais do que suficiente, porquanto se define pelo dever, indicando o sujeito passivo, in casu, o Estado. Consagrado por um lado o dever do Estado, revela-se, pelo outro ângulo, o direito subjetivo da criança. Consectariamente, em função do princípio da inafastabilidade da jurisdição consagrado constitucionalmente, a todo direito corresponde uma ação que o assegura, sendo certo que todas as crianças nas condições estipuladas pela lei encartam-se na esfera desse direito e podem exigi-lo em juízo. A homogeneidade e transindividualidade do direito em foco enseja a propositura da ação civil pública. A determinação judicial desse dever pelo Estado, não encerra suposta ingerência do judiciário na esfera da administração. Deveras, não há discricionariedade do administrador frente aos direitos consagrados, quiçá constitucionalmente. Nesse campo a atividade é vinculada sem admissão de qualquer exegese que vise afastar a garantia pétrea...O direito do menor à freqüência em creche, insta o Estado a desincumbir-se do mesmo através da sua rede própria. Deveras, colocar um menor na fila de espera e atender a outros, é o mesmo que tentar legalizar a mais violenta afronta ao princípio da isonomia, pilar não só da sociedade democrática.” (Recurso Especial 575280, 1ª. Turma, Relator Ministro José Delgado, j. em 02/09/04). Diante do princípio da prioridade absoluta (artigo . do Estatuto da Criança e do Adolescente), a reserva do possível tem mínima aplicação. Diante do exposto, CONCEDO A SEGURANÇA, para tornar determinar a matrícula da criança em creche. Custas ex lege. PRIC. - ADV: ANDRÉA DOS SANTOS TEIXEIRA (OAB 196136/SP), LILIAN SAYURI NAKANO FERREIRA (OAB 155757/ SP)

Processo 000XXXX-18.2015.8.26.0505 - Procedimento ordinário - DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - V.S.A. -P.E.T.R.P. e outro - Manifeste-se o autor, em 10 dias, sobre a contestação apresentada pela municipalidade (quando houver alegação das matérias enumeradas no artigo 301 do CPC ou apresentar documento novo). - ADV: SOLANGE LUZ SOUZA DE OLIVEIRA (OAB 123880/SP), EZEQUIEL DE SOUSA SANCHES OLIVEIRA (OAB 306458/SP)

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