Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

A importância do direito preventivo na esfera trabalhista

Paulo Francisco Grigoletti Gastal - Advogado no escritório Issler Ferreira e Russo Advogados

há 8 anos

O direito preventivo vem da necessidade do advogado aplicar seu conhecimento técnico jurídico e evitar que algo errado ocorra com seu cliente. Caso o erro já tenha acontecido, descartamos o direito preventivo.

A prevenção se dá ao fato de prever o acontecimento, e já estar preparado para ele, um conjunto de medidas que levam o empresário prevenido a evitar altas custas judiciais, principalmente no direito do trabalho.

A importncia do direito preventivo na esfera trabalhista

A importância do direito preventivo, na esfera trabalhista, é fundamental, visto que neste âmbito existem diversos ramos de proteção ao empregado. Não estou criticando as normas trabalhistas de proteção, sociais e econômicas, mas sim, fazendo com que o empregador venha a cumpri-las da melhor e mais rentável maneira.

Sabe-se que o empregado é considerado a parte vulnerável na relação trabalhista, com isso, medidas devem ser adotadas pelo empregador para que evite futuras frustações no decorrer do período laboral de seus funcionários, ou pior, quando se rescinde um contrato.

Fazendo com que o direito preventivo seja considerado o ideal e mais econômico para o empregador.

Ideal pois mantém o do bem estar do empregado, bem como da uma maior segurança financeira para o empregador, assim dando uma melhor rentabilidade no seus serviços prestados.

Mais econômico porque arca com os encargos trabalhistas, mantém as documentações necessárias em caso de um litigio (recibos, advertências, comprovante de compra de EPI, entre outros), o uso correto dos equipamentos de segurança (evitando insalubridade e periculosidade), evitando o máximo de uma possível reclamatória trabalhista, lembrando que direito preventivo não é um remédio, mas sim uma espécie de vacina para os diversos problemas que podem surgir em uma empresa.

Sem uma consultoria e/ou assessoria jurídica, praticada de forma preventiva, as empresas estarão incidindo em custos judiciais altos e de riscos aos negócios que poderiam ser evitados, que poderiam ser tratados de uma maneira preventiva.

Destarte é de suma importância para uma empresa que tenha uma consultoria jurídica qualificada e que mantenha um trabalho de prevenção diariamente, para que evite os altos custos judiciais trabalhistas.

  • Sobre o autorAdvogado, pós graduado em Processo Civil
  • Publicações7
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações1006
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-importancia-do-direito-preventivo-na-esfera-trabalhista/374833791

Informações relacionadas

Artigoshá 11 meses

Práticas Preventivas para Evitar o Contencioso Trabalhista

Tribunal Superior do Trabalho
Jurisprudênciahá 9 meses

Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO DE REVISTA: RR XXXXX-52.2020.5.10.0009

Rafael Sales, Advogado
Modeloshá 5 anos

Minuta de Acordo Trabalhista

Marcello Benevides, Advogado
Artigoshá 8 anos

Direito Trabalhista Preventivo. Você sabia que é possível evitar uma ação trabalhista?

Adriano Alves de Araujo, Advogado
Artigoshá 8 anos

A importância da advocacia preventiva para as empresas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)