Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Abandono Afetivo

e o dever de indenizar.

há 6 anos

Tema atual e de muita relevância, o abandono afetivo ocorre quando os pais deixam de prestar assistência emocional aos filhos, seja pela convivência ou visitação periódica.

Já é sabido que os laços afetivos são de extrema importância para a lapidação do indivíduo adulto. Dessa forma, sua ausência pode ser um fator extremamente influenciador de forma negativa no comportamento, convívio social, desempenho intelectual dentre muitos outros.

O abandono afetivo caracteriza ato ilícito em virtude do descumprimento do dever de cuidado inserido em nossa Constituição Federal além de ser requisito para a construção da dignidade da pessoa humana.

Os pais tem a obrigação Por esta razão, comprovado o dano psicológico pela vítima, ensejar-se-á o dever de indenizar em dano moral e material por força dos artigos. 186, 229 e 1.634 do Código Civil.

  • Publicações32
  • Seguidores45
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações449
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/abandono-afetivo/536612341

Informações relacionadas

Patrícia Bonfim Advocacia, Advogado
Notíciashá 3 meses

STJ não reconhece união estável paralela mesmo que iniciada antes do casamento.

Patrícia Bonfim Advocacia, Advogado
Notíciashá 3 meses

STF decide afastar a obrigatoriedade do regime de separação de bens em uniões com maiores de 70 anos

Patrícia Bonfim Advocacia, Advogado
Artigoshá 6 anos

Aluno inadimplente

Patrícia Bonfim Advocacia, Advogado
Artigoshá 6 anos

Doação voluntária de sangue

Patrícia Bonfim Advocacia, Advogado
Artigoshá 6 anos

Auxílio Reclusão

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu preciso de ajuda, tenho 40 anos minha mãe teve 2 filhos com meu pai que era casado, eoa era menor qdo engravidou do meu irmão, o juiz na época só deu meu irmão como filho ,pelas alegaçoes do meu pai que era casado e disse nunca mais ter saido com minha mãe, eu cresci ouvindo que o exame deu negativo mas que ele era meu pai...hoje tenho um dna que comprova a paternidade dele desde os 22 anos, eu sempre corri atras dele, eu sofro muito com osso meus irmaos de la pensam que sou a filga que minha mae inventou ele esses anos me tirou todos os direitos de filha com a mentira dele...um exame de rh e as mentiras dele fez com que ele se beneficiasse e ainda tirasse todos meus direitos e até goje vejo que ele nao tem arrependimento por isso, eu nunca quis dinheiro mas agora quero o que me foi tirado de direito você pode me ajudar?(12) 988594959)
A rejeição é uma dor que não desejo a ninguém eu nao sei lidar com isso, tenho varios problemas emocionais ja tentei contra minha vida. continuar lendo