Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024

É seguro comprar imóvel com contrato de gaveta?

Embora seja comum, o contrato de gaveta traz riscos para as partes.

há 22 dias

O chamado contrato de gaveta é muito comum no mercado imobiliário brasileiro. Ele é um acordo de compra e venda de um imóvel realizado entre o vendedor e o comprador sem a realização do pagamento do imposto de transmissão (ITBI) e sem registro no Cartório de Registro de Imóveis e que gera direitos e deveres apenas entre as partes, sem a formalização dos registros públicos.

Na prática, o imóvel passa a ser do comprador, mas, oficialmente, continua sendo de propriedade do vendedor.

Mesmo sem o registro em cartório, o contrato de gaveta tem certa força legal e garante alguma segurança jurídica. Isso porque o Superior Tribunal de Justiça já decidiu que, nestes casos, o comprador pode utilizar o contrato particular para exigir que o comprador faça a outorga da escritura pública em seu nome, oficializando o negócio. Esse processo de chama adjudicação compulsória e pode ser feito na justiça ou no cartório, dependendo do caso.

Se o imóvel estiver financiado junto a algum banco, mas o comprador não conseguir aprovação de crédito no banco e não puder assumir o financiamento, é utilizado o contrato de “pagamento de ágio e assunção de parcelas de financiamento”. Nestes casos, o financiamento permanece em nome do vendedor e o comprador assume a responsabilidade de pagar as parcelas restantes, até a quitação do imóvel.

Embora seja comum, o contrato de gaveta em riscos para as duas partes.

Se o vendedor falecer antes da formalização do negócio, o imóvel será incluído no inventário dos bens do falecido e o comprador precisará participar do processo como terceiro interessado, o que poderá demorar anos. Além disso, um vendedor de má-fé pode vender o mesmo imóvel para outra pessoa – uma questão que só poderá ser solucionada com na justiça.

Por outro lado, se o comprador deixar de pagar as parcelas, o vendedor será responsável pela dívida, podendo ficar com o nome sujo e até responder a processo judicial de cobrança, porque é dele que o banco vai cobrar as parcelas atrasadas, juros e multas. Além disso, se o comprador ainda estiver morando no local, o vendedor só conseguirá reaver o imóvel com uma ação judicial.

Há alguns cuidados que trazem mais segurança para as partes ao assinar um contrato de gaveta. Recomenda-se que as assinaturas do comprador e do vendedor sejam reconhecidas no Cartório de Notas e que o contrato seja registrado no Cartório de Títulos e Documentos. Assim, o negócio tem a presunção de publicidade, e uma terceira pessoa não poderá alegar desconhecimento.

  • Sobre o autorContratos | Extrajudicial | Imobiliário | Empresarial
  • Publicações9
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações17
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/e-seguro-comprar-imovel-com-contrato-de-gaveta/2455712810

Informações relacionadas

Marcos Barbosa Cipriano, Advogado
Notíciashá 2 anos

Direito do Consumidor

Paulo Felipe Vilela, Advogado
Artigoshá 22 dias

Evoluindo Sua Advocacia em Cinco Passos

Verônica Fonseca, Advogado
Artigoshá 22 dias

Questões Patrimoniais

Thainnara Monteiro, Advogado
Artigoshá 22 dias

Direitos das pessoas atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul!

Tensões Ideológicas:

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)