Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Minha casa ou apartamento pode ser penhorado por dívida trabalhista?

há 4 anos

Não pode! A regra é que o bem de família, ou seja, o apartamento ou a casa onde você e sua família moram, não pode ser penhorada e vendida para pagar dívidas trabalhistas.

A penhora é a apreensão ou bloqueio dos bens, ou valores de um devedor. Isso acontece por ordem da Justiça para garantir o pagamento da dívida.

Assim, sua única casa até pode ser penhorada por outros motivos indicados na lei do bem de família, mas a dívida trabalhista não é um desses motivos.

Mesmo assim, tem pessoas perdendo seus imóveis por não saberem dos seus direitos.

“A dívida é da minha empresa, por que meus bens pessoais podem ser penhorados e vendidos?”

Nesse caso, a outra parte do processo (o empregado) pede para a Justiça fazer todas as buscas possíveis de bens e valores no nome da empresa (ou do grupo empresarial).

O empregado também pode indicar para a Justiça os bens que ele considera que são da empresa.

Entretanto, se não achar nada no nome da empresa ou o valor for insuficiente, o empregado tem a seguinte escolha:

  • Pedir para a Justiça desconsiderar a empresa e ir atrás de quem está dentro dessa pessoa jurídica: os atuais sócios e até os ex-sócios.

Esse pedido de desconsideração da empresa ocorre quando há indícios de algum erro na gestão desta empresa.

Nesse momento, tentarão penhorar até sua única casa, mas isso não pode acontecer.

Veja aqui os motivos em que pode acontecer a desconsideração da empresa e atingir seus bens pessoais.

E se o imóvel tiver um valor elevado?

Mesmo se o imóvel tiver um valor alto, a Justiça tem decidido que também não pode ser penhorado e vendido para pagar uma condenação da Justiça do Trabalho.

Atenção: a lei tenta proteger seu direito básico de ter uma moradia, então se a Justiça entender que houve alguma fraude para não pagar a dívida, aí sim poderá penhorar e leiloar seu imóvel.

Conclusão

Se a sua empresa não pagar uma dívida trabalhista, a Justiça pode tomar várias providências para levantar o dinheiro e pagar quem a sua empresa deve (o trabalhador), inclusive penhorando seus bens pessoais.

  • No entanto, a única casa onde você e sua família moram, não pode ser penhorada e vendida para pagar uma dívida trabalhista.

Porém, isso pode acontecer na Justiça e, por isso, é necessário ter um acompanhamento jurídico qualificado para proteger seu patrimônio.


▶️ Siga nossas redes sociais Facebook | Instagram | LinkedIn

▶️ Acesse esse nosso blog joaodomingosadv.com/blog

▶️ E-mail: contato@joaodomingosadv.com

  • Sobre o autorEspecialistas em defender o patrimônio e o legado dos nossos clientes!
  • Publicações44
  • Seguidores106
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações7528
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/minha-casa-ou-apartamento-pode-ser-penhorado-por-divida-trabalhista/863073345

Informações relacionadas

Jus Vigilantibus
Notíciashá 12 anos

Casos de penhora para pagamento de dívidas trabalhistas mostram complexidade do tema

O que acontece se você não pagar uma dívida trabalhista?

Fernanda Kurita, Advogado
Artigoshá 6 anos

O único imóvel da família pode ser penhorado para pagamento de dívidas trabalhistas?

Guilherme Alencar, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Execução de Dívidas Trabalhistas e a impenhorabilidade dos Bens de Família

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-41.2019.8.13.0431 MG

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Se a dívida trabalhista se origina em contrato de trabalho de doméstica que trabalhava no imóvel, pode ser penhorado sim. continuar lendo

Se a dívida trabalhista for de empregado doméstico que tenha trabalhado no único imóvel, considerado bem de família, há entendimento jurisprudencial de que comporta a penhora! continuar lendo

Então, há a necessidade de se recorrer à justiça para ter o imóvel protegido. Sendo assim, esse direito não é 100% seguro. continuar lendo

Tive o imóvel da minha Empresa penhorado pela Justiça do Trabalho, lutei durante vinte e dois anos contra esta instituição corrupta e que se assemelha mais a uma organização criminosa, nunca houve debito algum da Empresa com reclamante, ele era afiliado ao sindicato dos metalúrgicos, tendo como patrono o advogado do sindicato que tinha ligações com o titular de uma das varas de Belém, que era um sujeito vaidoso e que pregava e adotava em sua vara que " A partir da condenação, a Empresa não poderia recorrer da sentença, só lhe restaria ' pagar ou pagar ' e adivinhem o que aconteceu, o processo foi fraudado em prazos e valores em favor do reclamante, levando a condenação da Empresa, provamos por todos os meios e recursos possíveis que tinham ocorrido fraudes, inclusive o Juiz que sucedeu, ao primeiro fraudador, por motivo da morte do primeiro, respondeu a um processo administrativo que culminou com sua cassação, apesar de todos esses fatos o prédio foi penhorado e vendido sem hasta pública, por um preço que correspondia a 3% (três por cento) de seu valor de mercado, tendo sido vendido a um deputado corrupto que inclusive também foi cassado por corrupção e desvio de dinheiro público, nem uma lei foi suficiente para parar a ação criminosa destes que deveriam pregar, aplicar e defender a Justiça, Justiça é apenas um nome escrito na entrada do prédio. Fatos ocorridos no processo 1609/90 (antigo) da 2ª Vara. continuar lendo

Os empresários brasileiros são frouxos e aceitam ser roubados por ladrões travestidos de funcionários com ajuda advogados trabalhistas desonestos a a chancela da Injustiça do trabalho que enriquece bandidos e leva a falência os pequenos e micro empresários, além de causar desemprego, já tive uma rede de empresas aonde tinha mais de 300 funcionários, 95% eram honestos mas os 5% que eram ladrões e litigantes de má fé com seus advogados também bandidos travaram as empresas com achancela da injustiça trabalhista que protege e enriquece ilicitamente ladrões, com os bloqueios tive que demitir mais de 280 pais e mães de família e nunca mais vou montar empresa no Brasil para colocar meu patrimônio em risco e enriquecer bandidos com apoio da justiça. Os EUA são bem sucedidos porque não tem esta lei esdruxula como a nossa. continuar lendo

E põe instituição criminosa nisso, além de encruada.
Mas esta cabendo processo contra má fé em processo tanto de advogados quanto juízes. continuar lendo