Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

O acordo de boca tem validade legal?

há 6 anos

O contrato verbal é um mecanismo de negociação há muito aceito na sociedade brasileira e aos olhos da lei, sendo matéria corriqueira nos tribunais. Conforme determina o artigo 107 do Código Civil: ‘a validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir’, portanto, não existindo exigência legal para formalizar um determinado acordo, o mesmo será valido, mesmo que não esteja esmiuçado em um contrato escrito.

O contrato verbal integraliza-se pelo mútuo consentimento, ou seja, pela vontade das partes, haja vista ser o negócio jurídico o meio de atuação dos indivíduos na esfera da sua autonomia. É resguardado aos contratantes formularem as condições e parâmetros dos contratos celebrados, desde que o objeto e disposições não sejam proibidos e nem contrários à lei. Devendo ser respeitado o princípio do pacta sunt servanda, ou seja, a obrigatoriedade que abrange os contratos, visando à ampla proteção ao patrimônio e à vontade das partes, garantindo um negócio jurídico justo e equilibrado. Assim, o que se exige é que o contrato seja formulado por agentes capazes, com objeto lícito e possível, determinado ou determinável.

Lembrando que, conforme preconiza o artigo 422 do Código Civil, os contratos devem guardar os princípios de probidade e boa-fé, tanto em sua conclusão como em sua execução, independentemente de sua forma.

Todavia, se a lei exigir a forma solene, por forma lê-se; exteriorização da manifestação de vontade das partes na concretização do negócio jurídico, o contrato verbal firmado será nulo de pleno direito, não produzindo efeitos legais, uma vez que as exigências legais para ajustar a relação jurídica não foram cumpridas. Em regra, a forma dos contratos é livre, ficando à escolha dos agentes, contudo, deve-se ter especial atenção para as exceções legais, sob pena de nulidade contratual.

Ademais, os interessados nessa forma de contratação devem se atentar a outro fator; se o acordo verbal gerar conflitos, que necessitem da intervenção do judiciário, será necessário provar a existência do contrato, suas condições e diretrizes, a depender do ponto que está gerando embate. Assim, desde que fique comprovado nos autos a existência do negócio jurídico, está dispensada a forma solene para a configuração do negócio e o direito de cobrança da obrigação.

De todo, apesar de válidos e legais, os contratos verbais podem trazer grande insegurança aos contratantes, pois, no caso de litígio, a parte prejudicada pode não conseguir provar o seu direito ou a existência do acordo, acabando por não ver reparados os seus direitos violados. Logo, sempre opte pela forma escrita, por mais simples que seja a relação jurídica, a fim de resguardar todos os envolvidos no negócio.

________

Lana Custódio, advogada e sócia do Custódio & Goes Advogados.

  • Publicações110
  • Seguidores206
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações18149
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-acordo-de-boca-tem-validade-legal/613533127

Informações relacionadas

Daniel Maidl, Advogado
Artigoshá 7 anos

Qual é a validade de um contrato verbal? Tenho como executá-lo em caso de descumprimento?

Edna Mazon, Advogado
Artigoshá 3 anos

Não fiz contrato, e agora? "Contrato de boca" tem validade?

Princípio da Boa-fé nas Relações Contratuais

Artigoshá 7 anos

Pode o comodatário adquirir propriedade por meio de Usucapião?

Elisama Tamar, Advogado
Artigoshá 3 anos

Como adequar o contrato de prestação de serviços a Lei Geral de Proteção de Dados?

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom artigo!

Uma pena que nos dias atuais a palavra e a promessa tenham perdido credibilidade nas famílias, no poder público, nas igrejas e na sociedade como um todo. É o caos ético e moral que vivemos. continuar lendo

No Brasil, promessa é dívida ou dúvida ? continuar lendo

se a lei não exige que seja formal, o contrato verbal é perfeitamente válido. a questão é provar o teor do acordo verbal. para tanto, é interessante a presença de testemunhas fidedignas. continuar lendo

Continuo aprendendo. Fiz anotações. OBR. continuar lendo