Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

O que é Lide Temerária?

Publicado por Brenda Constânccio
há 7 anos

O que uma

De expressão costumeira, a lide temerária não é considerada crime, mas se aproxima da litigância de má-fé, ou seja aplicada nos próprios autos.

A lide temerária ocorre quando o advogado em extrema concordância do cliente, altera os fatos ocorridos para propor ação processual. No que tange, o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, dispõe penalidade em seu art. 32, § único:

Parágrafo único. Em caso de lide temerária, o advogado será solidariamente responsável com seu cliente, desde que coligado com este para lesar a parte contrária, o que será apurado em ação própria.

Ademais, a ação é proposta de uma forma ilícita ou ilegal, como, para obter vantagem, falseando a verdade, induzindo o juiz a erro e alterando os fatos ocorridos.

Aquele que impetra lide temerária, está submetido às sanções administrativas, e ter seu registro na OAB cassado. Além disso, se submete às sanções do Código Penal, tais como:

  • Fraude Processual

Art. 347 - Inovar artificiosamente, na pendência de processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz ou o perito:

Pena - detenção, de três meses a dois anos, e multa.

Parágrafo único - Se a inovação se destina a produzir efeito em processo penal, ainda que não iniciado, as penas aplicam-se em dobro.

  • Patrocínio infiel

Art. 355 - Trair, na qualidade de advogado ou procurador, o dever profissional, prejudicando interesse, cujo patrocínio, em juízo, lhe é confiado:

Pena - detenção, de seis meses a três anos, e multa.

  • Patrocínio simultâneo ou tergiversação

Parágrafo único - Incorre na pena deste artigo o advogado ou procurador judicial que defende na mesma causa, simultânea ou sucessivamente, partes contrárias.

Referências:

  1. Código Penal
  2. EOAB
  • Publicações22
  • Seguidores67
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações37707
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-que-e-lide-temeraria/443854154

Informações relacionadas

Everton Leandro da Costa, Advogado
Artigoshá 13 anos

A responsabilidade do Advogado por Ligitância de Má-fé no Processo Civil

Julio Cesar Martins, Estudante de Direito
Modelosano passado

Contestação - Litigância Má Fé

Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
Artigoshá 7 anos

Infrações e sanções disciplinares: quando um advogado pode ser punido

Bruna Sanches, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de Contestação Trabalhista

Laura Lúcia Mendes de Almeida, Advogado
Modeloshá 3 anos

Notificação Extrajudicial de cobrança com aviso de despejo

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Interessante artigo, pois o tema merece uma melhor observação pela OAB. Creio que seja um caso de lide temerária o fato de o advogado e cliente saberem que a divida existe, e mesmo assim alega desconhecimento, conheço muitos advogados que fazem isso. continuar lendo

Bom dia! Como procedo para denunciar um advogado por lide temerária? continuar lendo