Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

A ex-mulher pode receber pensão alimentícia do ex-marido?

há 2 anos

Sim, pois, o dever de pagar pensão também pode vir como consequência do dever de solidariedade e mútua assistência entre o casal. Se a mulher não trabalhou durante o casamento e dedicou-se exclusivamente ao lar e à família, é natural que leve um tempo para que possa se recolocar no mercado de trabalho e garantir seu próprio sustento.

Também é possível receber pensão se a mulher já se encontra em idade avançada e era dependente do marido/companheiro ou ainda se sofre de alguma doença ou necessidade especial que a torne dependente do companheiro.

É cada vez mais difícil encontrarmos essas situações hoje em dia e é cada vez mais comum que a pensão seja fixada por um prazo determinado. Também é preciso que o divórcio ou a união estável ainda não estejam finalizados.

Em regra, a pensão fixada para ex-cônjuge terá caráter transitório e deve ocorrer em um curto espaço de tempo (normalmente de 12 à 24 meses, contudo esse período pode ser diferente). A pensão deve ser prestada somente até o momento em que a ex-esposa consiga se reinserir no mercado de trabalho para prover o próprio sustento.

No entanto, existe a possibilidade do pensionamento ser vitalício, para tanto, caberá à ex-esposa comprovar que não possui mais idade ou saúde para ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

#jurídico #law #empreendedorismofeminino #mei #gaspar #brusque #balneariocamboriu #camboriu #itajai #maesolteira #maedemenina #maesolo #maedemenino #maedeprimeiraviagem #mae #maternidadereal #maededois #maternidade #maes #filhos #paisolteiro #maecoruja #gravidez #família #mamae #paidemenina #amordemae #mamaedeprimeiraviagem #direitodefamilia #pensaoalimenticia


  • Publicações115
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações38
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-ex-mulher-pode-receber-pensao-alimenticia-do-ex-marido/1366607776

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação Tutela Cautelar Antecedente de Separação de Corpos com Medida Protetiva e Alimentos Provisórios - Tutela Cautelar Antecedente

É possível requerer pensão para ex-cônjuge?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)