Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Ação reparatória pode ser ajuizada no domicílio da parte autora, decide TJ-RS

Publicado por Consultor Jurídico
há 9 anos

A competência para julgar ação reparatória (decorrente de ilícito civil ou penal) pode ser o domicílio do autor da ação ou aquele do local do ato ou fato. Por isso, a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul reformou sentença da 1ª Vara Cível de Esteio, que declinou da competência para julgar demanda reparatória movida por uma indústria gaúcha contra uma rede varejista com atuação em todo o país.

O relator do caso na corte, desembargador Luiz Menegat, disse que, como os foros são concorrentes, a opção fica com o autor. Esta norma especial, segundo ele, afasta as regras gerais de competência — local do ato ou fato para reparação de danos (artigo 100, inciso V, letra ‘‘a’’ do Código de Processo Civil) ou domicílio do réu (artigo 94 do CPC).

‘‘O demandante optou pelo local onde se encontra sua sede — comarca de Esteio —, não podendo o réu opor-se, porquanto a prerrogativa de escolha decorre de lei’’, escreveu no acórdão, ao julgar improcedente o Incidente de Exceção de Incompetência interposto no primeiro grau. O acórdão foi lavrado na sessão do dia 20 de fevereiro.

O caso

Conforme o processo, a fabricante de pincéis Atlas ajui...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores11002
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações142
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-reparatoria-pode-ser-ajuizada-no-domicilio-da-parte-autora-decide-tj-rs/172167985

Informações relacionadas

Petição - Ação Protesto Indevido de Título contra Spal Indústria Brasileira de Bebidas

Adv Márcio Santos, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Contrato de Honorários Advocatícios - Novo CPC

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acho um pouco perigosa tal decisão.
Abre precedente para uma enxurrada de ações, das mais diversas naturezas, cumuladas com tradicional pedido de indenização por dano moral "por qualquer coisa" (como temos visto: ações de cobrança, de rescisão contratual, etc.), ajuizadas no domicílio do autor.
Penso ser um descompasso com relação ao texto do CPC e à intenção do legislador. continuar lendo