Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Adoção de crianças pode ter incentivo do Bolsa Família

Publicado por Senado
há 10 anos

Famílias que adotarem crianças com até seis anos de idade poderão receber incentivos do programa Bolsa Família. A proposta - prevista em substitutivo do PLS 504/2009 - está pronta para ser apreciada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O projeto foi apresentado pelo senador licenciado Marcelo Crivella e tem como relator o senador Humberto Costa (PT-PE).

De acordo com o texto, as famílias que adotarem crianças terão acesso ao Bolsa Família, desde que a renda mensal per capita não ultrapasse R$ 240, o dobro do limite que é admitido para inclusão no programa do governo federal.

A versão original do projeto previa que o benefício fosse concedido apenas para os casos de adoção de criança desvalida, asilada ou abrigada. Humberto Costa estendeu a medida. Para ele, a proposta vai ajudar as pessoas com baixa renda a realizarem o desejo de adotar. Segundo o parlamentar, há famílias que, apesar das dificuldades financeiras, estão dispostas a acolher essas crianças.

O senador acredita que a proposição oferece um pequeno benefício financeiro à família que se disponha a adotá-las. “Com isso, ganham adotantes e adotados, diretamente, e ganha toda a sociedade, indiretamente”, argumenta.

Ele defende que mesmo famílias com condições econômicas consideradas pouco favoráveis têm o direito de acolher uma criança e realizar o sonho de ter um filho. “Não podemos ceder ao preconceito de julgar que famílias menos abastadas, mas que estejam logo acima do limite máximo de renda para efeitos de inclusão no Programa Bolsa Família, adotarão apenas para passar a receber benefícios”, reforçou.

O PLS 405/2009 já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e será analisado pela CDH de forma terminativa. Ou seja, sem necessidade de ir a Plenário, a menos que haja recurso.

  • Publicações54073
  • Seguidores268526
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1845
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adocao-de-criancas-pode-ter-incentivo-do-bolsa-familia/112342152

Informações relacionadas

Erika Verde, Advogado
Notíciashá 3 anos

Pais Adotivos têm direito ao salário- maternidade?

Jusbrasil, Advogado
Artigoshá 5 anos

Como funciona a Guarda - Perguntas e Respostas

DIREITO DO AUXÍLIO-ADOÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS PODE SER ESTENDIDO A OUTROS FUNCIONÁRIOS

Thiago Farias, Advogado
Artigosano passado

Quais os direitos de quem adota?

Priscila Lima, Advogado
Artigoshá 3 anos

Devolução de criança adotada

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu acredito que a lei deveria ser igual para todos , não ter limite de idade ,assim como no caso de outras famílias que tem filhos biológicos. Diante de regra pra filhos adotivos , só percebemos o grande preconceito. continuar lendo

Super concordo, sou mãe por adoção, e não é por que eu adotei que não tenha o direito de receber está ajuda, já conversei com pessoas que só colocaram o filho no mundo mas não criam como deveriam e recebem, recebem pra colocar cílios, fazer bronze artificial, sair pra noitada, esquecendo de ser mãe, este caso não é incomum , vcs sabem. E eu amo ser mãe, sou mãe de duas e se Deus permitir serei mãe de mais , pode. Posso até querer mas crianças, pra dar uma família, pra ser a mãe que elas merecem ter, mais minhas condições infelizmente não é muito, mesmo tendo amor isso só,não é o suficiente. E muitos que conheço que tem ótima condições não quer adotar. Quer só o seu biológico. Vejo muitas críticas até mesmo de pessoas mais próximas. Muitos jugam, mas não entendem que minhas crianças,são crianças como as outras, não estamos passando fome, mas elas teriam esse direito. Infelizmente o preconceito é maior, não adotei ainda mais por condições financeiras mesmo continuar lendo