Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Adulteração no medidor de energia caracteriza crime de estelionato

Publicado por Caio de Sousa Mendes
há 5 anos

Alterar o medidor de energia para que o mesmo não marque corretamente o consumo caracteriza o crime de estelionato, este foi o entendimento da Quinta turma do STJ.

O colegiado rejeitou um recurso em que a defesa dos réus sustentava a atipicidade da conduta ao argumento de que esse crime exigiria a indução de uma pessoa a erro, conforme descrito no artigo 171 do Código Penal – o que não teria ocorrido no caso.

Segundo o Ministério Público do Distrito Federal (MPDF), duas pessoas fizeram a alteração do medidor de energia de um hotel, colocando no mesmo uma espécie de gel para que o equipamento marcasse menos do que o consumo verdadeiro de energia. O MPDF denunciou ambos os envolvidos pelo crime de estelionato.

Os réus foram condenados e tiveram a pena de reclusão substituída por penas restritivas de direitos. Ao manter a condenação, o TJDF destacou que a conduta tinha “elementos típicos” do estelionato, justificando a aplicação do artigo 171 do CP.

O ministro Joel Ilan Paciornik, relator do recurso da defesa no STJ, alertou que o caso é diferente dos processos que envolvem a figura do “gato”, em que há subtração e inversão da posse do bem (energia elétrica) a partir da instalação de pontos clandestinos.

“Estamos a falar em serviço lícito, prestado de forma regular e com contraprestação pecuniária, em que a medição da energia elétrica é alterada, como forma de burla ao sistema de controle de consumo – fraude – por induzimento em erro da companhia de eletricidade, que mais se adequa à figura descrita no tipo elencado no artigo 171 do Código Penal (estelionato)”, justificou o relator.

Ações distintas

O ministro Paciornik apontou estudos doutrinários sobre a distinção dos crimes de furto e estelionato. Ele explicou que, no caso do furto, caracterizado pela inversão de posse, a fraude visa a diminuir a vigilância da vítima e possibilitar a subtração do bem.

“Por sua vez, no estelionato, a fraude objetiva fazer com que a vítima incida em erro e voluntariamente entregue o objeto ao agente criminoso, baseada em uma falsa percepção da realidade”, explicou o ministro ao defender que esse tipo penal melhor se adequa à situação analisada.

O relator considerou importante a manifestação do colegiado sobre o tema neste recurso especial, pois as decisões anteriores do STJ a respeito do assunto se deram no julgamento de habeas corpus ou de recursos em que houve a aplicação da Súmula 7, não tendo havido o enfrentamento da questão.

Para ler o acórdão na íntegra, acesse:

http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/Comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/Not%C3%ADcias/Adultera%C3%A7%C3%A3o-no-medidor-de-energia-caracteriza-crime-de-estelionato

  • Sobre o autorEspecialista em Penal e Processo Penal
  • Publicações171
  • Seguidores60
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações256
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adulteracao-no-medidor-de-energia-caracteriza-crime-de-estelionato/722729016

Informações relacionadas

Consumidor que fez “gato” em energia é condenado a pagar dívida

Reges Soares Advogado, Advogado
Notíciashá 6 anos

Danos Morais - interrompimento do fornecimento de energia

Ministério Público Federal
Notíciashá 6 anos

Multa por furto de energia não pode passar de 2% do débito

ANEEL PARTICIPARÁ DE AUDIÊNCIA DA CPI QUE INVESTIGA SUPOSTAS IRREGULARIDADES DE CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA ELÉTRICA

Notícias Jurídicas, Bacharel em Direito
Notíciashá 5 anos

Adulteração no medidor de energia caracteriza crime de estelionato

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)