Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024

Advogado da família Uglione estranha declaração do IGP

Publicado por Fátima Miranda
há 8 anos

Advogado da famlia Uglione estranha declarao do IGP

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) divulgou ontem (dia) (23) que a carta de despedida encontrada após a morte de Odilaine Uglione, ex-mulher de Leando Boldrini, foi escrita pela própria mãe de Bernando. Os peritos compararam a letra da carta com a grafia de documentos encontrados na bolsa de Odilaine e apontaram que ela costumava variar a escrita de algumas letras.

Uma perícia particular, contratada pela família Uglione, havia afirmado que a autoria da carta não era da vítima. A análise reforça a tese de que a mãe do menino tenha cometido suicídio, como concluiu um inquérito conduzido à época do ocorrido. Em maio deste ano, após a apresentação da perícia particular, a Justiça determinou a reabertura da investigação. A família de Odilaine sustenta que ela não se matou, mas que, na realidade, foi assassinada.

O IGP também reconstituiu o crânio de Odilaine, mas não chegou a conclusões definitivas para a investigação. Conforme a simulação, o tiro que a matou pode ter sido disparado por Odilaine ou por uma segunda pessoa. O advogado da família Uglione, Marlon Taborda, questionou a falta de conclusão do órgão, mesmo sem a confirmação dos resultados.

O IGP também analisou o material encontrado sob as unhas da mulher que havia sido coletado no dia da morte, em 10 de fevereiro de 2010, e o comparou com o DNA fornecido por Boldrini, então marido de Odilaine. Neste caso, a análise também não foi conclusiva para indicar se houve, por exemplo, uma luta corporal.

Peritos encontraram o cromossomo Y (masculino) embaixo das unhas de Odilaine, mas não foi possível afirmar se é de Boldrini, que estava no consultório onde ela morreu. Também foi testada a arma encontrada ao lado do corpo.

ENTENDA O CASO:

Antes de morrer, mãe de Bernardo registrou ocorrência por ameaça

Polícia também descobriu que Odilaine contratou um detetive particular. Com o divórcio, Odilaine iria receber R$ 1 milhão, além de uma pensão.

Um novo documento reforça a suspeita da família de que o suicídio de Odilaine Uglione pode ter sido forjado. Cinco dias antes de morrer, a mãe do menino Bernardo Boldrini, assassinado em abril de 2014, procurou a polícia e disse que estava sendo ameaçada.

Odilaine foi encontrada morta em fevereiro de 2010 na clínica do então marido, o médico Leandro Boldrini, com um tiro de arma de fogo. Na época, a polícia concluiu que ela cometeu suicídio, mas perícias particulares feitas a pedido da família levantaram a suspeita de que ela possa ter sido assassinada.

O inquérito foi reaberto neste ano a pedido do Ministério Público após a morte de Bernardo Boldrini chocar o país. Em 14 de abril de 2014, o corpo do menino de 11 anos foi encontrado enterrado em um matagal na área rural de Frederico Westphalen, a cerca de 80 quilômetros de Três Passos, no Noroeste do estado, onde ele residia com a família. Leandro é réu no processo. Ele e outros três acusados de participar da morte da criança estão presos e aguardam julgamento por crimes como homicídio qualificado e ocultação de cadáver, entre outros.

No boletim de ocorrência feito na Delegacia de Três Passos, Odilaine relatou que estava sendo ameaçada e perseguida por Elaine Rader Pinto, babá de Bernardo entre 2007 e 2009. Ela disse que recebeu pela internet quatro ameaças, enviadas pelo filho de Elaine, Maicon Rader Pinto.

Segundo o que Odilaine contou à polícia, o jovem teria dito que ela deveria adicioná-lo como "amigo eterno", dando a entender que a mataria. Em outra ameaça, feita pelo celular enquanto Odilaine estava em uma padaria, Maicon diz para ela aproveitar bem o lanche porque seria o último. A ocorrência diz ainda que Elaine mandou um recado por uma mulher desconhecida para avisar que mãe de Bernardo seria infernizada até o fim.

A delegada que investigou a morte em 2010, Caroline Bamberg não quis falar sobre o assunto. Entretanto, o responsável pela nova investigação, delegado Marcelo Lech, diz que esse novo elemento pode ajudar a esclarecer a morte.

"O fato noticiado pela senhora Odilaine no registro de ocorrência pode ser caracterizado como ameaça sim. Este elemento de informação, assim como todos os outros, serão devidamente verificados e investigados", disse Lech.

O delegado disse que as pessoas citadas no boletim de ocorrência de Odilaine serão chamadas para prestar depoimento.

A existência do boletim de ocorrência surpreendeu o advogado da mãe de Odilaine Uglione. Ele declarou que essa informação não parece no inquérito que concluiu que a mulher se matou com um tiro na boca.

A polícia já descobriu que Odilaine contratou um detetive particular para investigar o então marido, o médico Leandro Boldrini. O detetive fez um dossiê com provas de que Leandro, mesmo casado, já se relacionava com outras mulheres, entre elas Gracieli Ugulini, que está presa acusada de matar Bernardo com uma injeção letal. Todo o material foi entregue para Odilaine, que decidiu se separar.

Antes de a mulher morrer, o casal estava se encaminhando para um acordo. Com o divórcio, o patrimônio seria dividido. Odilaine iria receber R$ 1 milhão, além de uma pensão.

Nova versão

O MP pediu a reabertura do inquérito à Justiça e justificou que os laudos particulares, confeccionados a pedido de Jussara Uglione, mãe da vítima, trazem novos fatos, imputando à secretária do consultório a confecção de uma carta suicida e colocando, inclusive, uma terceira pessoa dentro da sala de atendimento em que ocorreu o fato, onde, em tese, estariam apenas Leandro Boldrini e Odilaine Uglione.

Com o pedido de reabertura do inquérito, o MP encaminhou requisição de diversas diligências à polícia, em especial realização de perícia grafodocumentoscópica (quando se examina a grafia de um documento para avaliar autenticidade ou falsidade) na carta suicida, reprodução simulada dos fatos, depoimento de pessoas que estavam no consultório na data e horário do fato e que compareceram ao local depois e complementação de perícia já realizada, entre outras diligências.

Perito diz que letras são diferentes

A suposta carta suicida teria sido escrita em 9 de fevereiro de 2010. Conforme o advogado Marlon Taborda, que representa a mãe de Odilaine, perícia particulares contratadas por ele analisaram e compararam a grafia do texto.

Segundo peritos, a suposta carta suicida da enfermeira teria sido forjada, escrita por outra pessoa, como mostrou a reportagem do Fantástico. Ricardo Caires dos Santos, perito judicial em São Paulo há oito anos, fez um "exame grafotécnico" e comparou a letra e a assinatura com papéis que são comprovadamente escritos pela mãe de Bernardo.

“Não foi a dona Odilaine que escreveu. São dois punhos totalmente diferentes. Pessoas diferentes que assinaram”, afirmou o perito.

A assinatura que aparece na carta de suicídio também é diferente de assinaturas autênticas de Odilaine registradas em um contrato de locação, no diploma de auxiliar de enfermagem dela e em outro contrato de prestação de serviços.

Relembre o caso Bernardo

- Bernardo Boldrini foi visto vivo pela última vez no dia 4 de abril de 2014 por um policial rodoviário. No início da tarde, Graciele foi multada por excesso de velocidade. A infração foi registrada na ERS-472, em um trecho entre os municípios de Tenente Portela e Palmitinho. A mulher trafegava a 117 km/h e seguia em direção a Frederico Westphalen. O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) disse que ela estava acompanhada do menino.

- Um vídeo divulgado em maio do ano passado mostra os últimos momentos de Bernardo. Ele aparece deixando a caminhonete da madrasta, Graciele Ugulini, e saindo com ela e com a assistente social Edelvânia Wirganovicz. Horas depois, as duas retornam sem Bernardo para o mesmo local.

- O corpo de Bernardo foi encontrado no dia 14 de abril de 2014, enterrado em um matagal na área rural de Frederico Westphalen.

- Segundo as investigações da Polícia Civil, Bernardo foi morto com uma superdosagem do sedativo midazolan. Graciele e Edelvânia teriam dado o remédio que causou a morte do garoto e depois teriam recebido a ajuda de Evandro para enterrar o corpo. A denúncia do Ministério Público apontou que Leandro Boldrini atuou no crime de homicídio e ocultação de cadáver como mentor, juntamente com Graciele. Conforme a polícia, ele também auxiliou na compra do remédio em comprimidos, fornecendo a receita. A defesa do pai nega.

- Em vídeo divulgado pela defesa de Edelvânia, ela muda sua versão sobre o crime. Nas imagens, ela aparece ao lado do advogado e diz que a criança morreu por causa do excesso de medicamentos dados pela madrasta. Na época em que ocorreram as prisões, Edelvânia havia dito à polícia que a morte se deu por uma injeção letal e que, em seguida, ela e a amiga Graciele jogaram soda cáustica sobre o corpo. A mulher ainda diz que o irmão, Evandro, é inocente.

Seweell Investigações e Perícias (www.sewell.com.br) descobriu a autoria do texto

Mais uma perícia aponta secretária como autora da carta de suicídio da mãe de Bernardo

Mais uma perícia apontou a secretária de Leandro Boldrini, Andressa Wagner, como autora da carta de suicídio atribuída à Odilaine Uglione. Através do bilhete encontrado na cena do crime da mãe de Bernardo, a Seweell Investigações e Perícias descobriu a autoria do texto. Os peritos, através do bilhete, há 7 meses já sabiam da autoria da carta, mas precisavam de material comparativo de Andressa, que foi conseguido junto a um paciente de Leandro.

A mesma constatação foi indicada em laudo pelo perito Marco Baptista, do Tribunal de Justiça do Estado há mais de 30 anos, que afirmou não ter dúvidas de que a carta foi escrita pela secretária do pai do garoto. De acordo com a especialista em Investigações Criminais, Rosangela Llanos, a conclusão, em análise comparativa na caligrafia da carta constante do processo judicial e demais documentos obtidos e constantes do presente, especialmente através de análise específica das grafias e suas características, ficou plenamente comprovado também que as escritas manuais da suposta carta dita como sendo de suicídio de Odilaine Uglione, após terem sido comparadas com os lançamentos caligráficos confrontados, foram produzidas pelo punho escritor de Andressa Wagner.

Segundo a Seweell Investigações e Perícias, conforme apreciação dos fatos e suas respectivas investigações periciais, é possível afirmar a existência e participação de uma terceira pessoa no acontecimento que vitimou a Sra. Odilaine Uglione, assim como também a imperiosa necessidade de um exame grafotécnico com provas cedidas pela Sra. Andressa Wagner para uma análise oficial a ser realizado pelo IGP-RS, que segundo a apreciação da presente análise criminal, as evidências apontam a secretária como autora da suposta carta suicida e conhecedora dos fatos.

O caso pode ter uma reviravolta. O advogado da avó do menino, Marlon Taborda, pede a reabertura do caso. A prova pericial foi juntada ao processo judicial. “O laudo é de grande importância porque, além de comprovar que a carta não foi escrita por Odilaine, mostra uma possível autoria da mesma”, ressalta Taborda. O Ministério Público analisará os pedidos para decidir se investigará novamente a morte da mãe de Bernardo.

Conforme a polícia, Odilaine teria cometido suicídio dentro do consultório do pai de Bernardo, Leandro Boldrini, no dia 10 de fevereiro de 2010. No inquérito policial, consta que ela comprou um revólver calibre 38 pouco antes de ir à clinica. Além disso, também há o registro de um bilhete em que a secretária do médico, Andressa Wagner, entregaria ao patrão, alertando sobre a chegada de Odilaine. O processo conta com depoimentos de testemunhas que estavam na sala de espera no dia da morte e com documentos referentes a uma possível divisão da pensão a ser paga após o processo de separação do casal.

Já a defesa da família Uglione alega que houve falhas na investigação da morte da mãe de Bernardo, entre as principais, estão divergências quanto ao exato local da lesão no crânio de Odilaine; existência de lesões no antebraço direito e lábio inferior da vítima; lesões em Leandro Boldrini; vestígios de pólvora na mão esquerda da vítima, que era destra; ausência de exame pericial em Boldrini, carta forjada deixada pela mãe de Bernardo e a própria morte do garoto, que configuraria um fato novo.

Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, desapareceu no dia 4 de abril, em Três Passos. Dez dias depois, o corpo do menino foi encontrado no interior de Frederico Westphalen, dentro de um saco plástico, enterrado às margens de um rio. Foram presos o médico Leandro Boldrini, a madrasta Graciele Ugulini e uma terceira pessoa, identificada como Edelvânia Wirganovicz. Evandro Wirganovicz, irmão de Edilvânia, também foi preso acusado de participar da ocultação do cadáver. Os quatro foram indiciados e deverão ir a julgamento.

Fonte: comtextojuridico

  • Sobre o autorAcadêmica
  • Publicações487
  • Seguidores1015
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4396
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-da-familia-uglione-estranha-declaracao-do-igp/280517107

Informações relacionadas

Elder Pereira
Notíciashá 9 anos

O que levou à reabertura do inquérito sobre a morte de Odilaine, mãe do menino Bernardo

Danilo Peleje, Professor de Química
Notíciashá 6 anos

Laudo de perito particular contesta suicídio da mãe de Bernardo

Dr Ricardo Caires dos Santos, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 anos

conclusão do parecer técnico grafotecnico caso Odilaine Uglione

Espaço Vital
Notíciashá 5 anos

No enredo do crime até uma suposta relação extraconjugal de Graciele Ugulini

Dr Ricardo Caires dos Santos, Bacharel em Direito
Modeloshá 9 anos

Laudo Judicial Grafotécnico e Documentoscopia

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Certamente mais um caso que ficará impune! continuar lendo

Basta impugnar com o seguinte fundamento : Na data de hoje o Jornal Folha de São Paulo pública matéria a respeito da inconsistência destas perícias afirmando que elas se baseiam mais na tradição do que na ciencia. Dizem que os métodos utilizados , inclusive em analise de caligrafia não se sustentam sob exame mais minucioso . A matéria foi transcrita do jornal americano "The New York Times" (The New York Times CompanyThe New York Times Company , Ciência+Tecnologia) e tem como título "Cientistas contestam métodos forenses usados em tribunais"4f8445a0-4058-49cc-aaa7-809de36f6728.jpg e dizem também que :"A ciência forense está em turbilhão. Hoje, promotores, advogados de defesa e juízes confrontam evidências de que diversos métodos usados há muito tempo, como a análise da caligrafia e comparações microscópicas de cabelos, baseiam-se mais na tradição do que na ciência e não se sustentam sob exame minucioso. Até as impressões digitais e certos tipos de comparações de DNA não são tão precisos quanto se acreditava, segundo cientistas." . Deixo, desta forma, a questão aqui registrada para fins de direito. Maria Ilma Caruso (OABPR 18731 e OABRS 6943) continuar lendo