Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Atraso na entrega das chaves

MRV terá de indenizar comprador por danos morais

Publicado por Marcelo Braga
há 9 anos

A construtora MRV foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a indenizar um cliente por danos morais e materiais. Além do atraso excessivo na liberação do imóvel, a empresa não forneceu o espaço de garagem que havia prometido e ainda cobrou taxas indevidas de comissão de corretagem e assessoria de financiamento imobiliária.

De acordo com o relator do processo, juiz Sergio Wajzenberg, as irregularidades cometidas pela empreiteira constituíram "inequívoco abalo e desconforto moral indenizável, consubstanciado na frustração da legítima expectativa criada no autor". Pela sentença, a MRV deverá indenizar o comprador em R$ 7 mil a título de danos morais, mais o dobro do dinheiro desembolsado pelo cliente — defendido pelo advogado Jorge Passarelli — no pagamento de corretagem e assessoria.

Sobre a indenização relativa à garagem, o valor será determinado após perícia no local. De acordo com a sentença, “obrigar o réu a refazer toda a construção, a fim de adapta-la ao projeto original ao qual se vinculou pela oferta feita ao consumidor, não parece viável e nem mesmo razoável”. Dessa forma, a corte decidiu pela conversão monetária de perdas e danos pelo não cumprimento do acordo, nos termos do parágrafo 1º do artigo 461 do Código de Processo Civil.

Multa negada O tribunal, no entanto, rejeitou pedido de multa moratória por cada mês de atraso ao autor da ação, uma vez isso não estava previsto em contrato. “Não pode o Judiciário fazer inserir no contrato aquilo que as partes não convencionaram, sob pena de ofensa ao princípio da autonomia da vontade e obrigatoriedade dos contratos”, destacou o relator.

Fonte: http://www.conjur.com.br/2013-out-02/mrv-condenada-atrasar-entrega-descumprir-promessa-garagem

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações20
  • Seguidores64
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações377
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atraso-na-entrega-das-chaves/160040625

Informações relacionadas

Clovis A. Maschietto, Advogado
Notíciashá 8 anos

MRV deve indenizar por atraso na entrega de imóvel

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 3 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-70.2016.8.19.0203

Indenização por atraso de obra: TJSP condena MRV por atraso e determina o pagto de indenizações e devolução da taxa de medição de obra (juros de medição).

Marcos Daher, Advogado
Artigoshá 5 anos

Divórcio extrajudicial

Luiz José De Araújo Neto, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Petição - atraso na entrega do imóvel pela construtora

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

gostaria do teor da decisão na íntegra, alguém tem ? continuar lendo

Gostaria de saber mais detalhes desse processo.. continuar lendo

Incrível como se tem notícias de tantos processos judiciais "distribuídos" Brasil afora contra essa construtora e a impressão que se tem é a de que nada acontece de significativo que possa vir a dar um freio nessas práticas abusivas e reiteradas de desrespeito aos consumidores, que contratam com ela na esperança de verem realizados seus sonhos de aquisição da casa própria e se vêem tacitamente obrigados a recorrerem SEMPRE ao sistema judiciário para verem cumpridos nada mais do que os seus contratos de compra e venda com a mesma. Isso precisa acabar. continuar lendo