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10 de Junho de 2024

Banco deve indenizar cliente por redução no limite do cartão de crédito

há 7 anos

Banco deve indenizar cliente por reduo no limite do carto de crdito

Com a mudança, consumidora foi forçada a realizar pagamentos com o limite do cheque especial, com juros de 11%

O Banco Santander foi condenado a pagar indenização de R$ 7.000,00 a cliente que teve o limite dos cartões de crédito diminuídos expressivamente, sem autorização ou aviso da alteração, sendo forçada realizar os pagamentos com o limite do cheque especial. Devido ao alto valor dos juros, a consumidora não conseguiu quitar as dívidas e teve seu nome foi incluído no SPC e SERASA.

A decisão é do magistrado Luciano Andrade de Souza, da 8ª Vara Cível da Capital e foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta sexta-feira (3).

O juiz explicou que, de acordo com a súmula n.º 297 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições financeiras, e que o consumidor é a parte vulnerável na relação jurídica com o fornecedor, pois se sujeita às práticas de fornecimento de produtos e serviços no mercado de consumo.

“Depreende-se dos autos que a redução do limite dos cartões de crédito levou a autora a utilizar o cheque especial, com a cobrança de juros abusivos, o que culminou com a sua inscrição nos órgãos de proteção ao crédito. No presente caso, sem dúvida alguma, serão aplicados os ditames e as proteções advindas do Código de Defesa do Consumidor, que possui princípios orientadores da relação de consumo como a vulnerabilidade do consumidor, a boa-fé objetiva, a transparência, a responsabilidade civil objetiva do fornecedor, dentre outros princípios”, afirmou o juiz.

Cliente desde 1997 e demonstrando ser boa pagadora, o banco passou a lhe oferecer diversas linhas de crédito, como imobiliários, para financiamento de veículos, dentre outros. Em março de 2014, a cliente foi comprar uma chuteira para seu filho e a compra não foi autorizada. Acreditando que era um problema na máquina da loja, a consumidora tentou passar o cartão em um posto de gasolina e também não conseguiu efetuar o pagamento.

Ao procurar o banco, a cliente foi informada que teve, sem qualquer razão aparente, o limite do seu cartão de crédito Visa Santander Platinum reduzido de R$ 15.400,00 para R$ 2.079,30, e do cartão Mastercard Santander Elite de R$ 8.390,00 para R$ 4.100,00. Além dessa redução, o banco aumentou, excessivamente, o limite do cheque especial, sem autorização da cliente, passando de R$ 10.000,00 para R$ 21.100,00.

Devido a diminuição brusca nos limites dos cartões de crédito, a consumidora foi forçada realizar os pagamentos com o limite do cheque especial o que lhe ocasionou, em apenas 1 mês, juros superiores a R$ 3.500,00.

A cliente alegou que o Banco Santander foi o único beneficiário destas alterações, pois, anteriormente, pagava, a título de juros bancários, uma taxa fixa de R$ 16,00, muito diferente dos juros de 11% do cheque especial.

Ainda de acordo com o processo, a mulher estava afastada de seu emprego de gerente de Banco em razão de um acidente de trabalho, recebendo, apenas, o valor de R$ 3.292,91 mensais, correspondente ao benefício previdenciário, o que aumentou a sua impossibilidade de pagar o valor dos juros referentes ao cheque especial.

Assim, seu nome foi incluído no SPC e SERASA. A autora da ação destacou ainda que por ser gerente de Banco, não pode ter o nome inscrito nos cadastros de restrição ao crédito, sob pena de ser demitida por justa causa.

A instituição financeira também deverá arcar com as custas processuais e honorários advocatícios.

Matéria referente ao processo nº 0732100-45.2014.8.02.0001

TJAL

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4 Comentários

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Pedro Lopes
7 anos atrás

A decisão de aumentar ou diminuir o limite é do banco, de acordo com sua análise de crédito e outros fatores internos. Mas deve comunicar previamente o cliente. Se não o fez, deve pagar pelos prejuízos causados. continuar lendo

Leonardo Rocha
7 anos atrás

Sim, e comunicar o que realmente levou o banco a tomar tal decisão, não apenas ' senhor, é política da instituição'. Nesse caso, não há, de fato, comunicação alguma, quase um silêncio por parte do banco, talvez na tentativa de impedir providências por parte do cliente. continuar lendo

Naiara Cristina
2 anos atrás

O meu limite de crédito do santander foi dobrado, sem minha autorização, no meio de transações fraudulentas. Será que consigo ganhar a causa, pelo menos para que o banco não cobre os valores referentes àqueles que foram superiores ao limite que eu tinha?
Foram realizadas 7 compras, das quais 2 foram canceladas pela inteligência artificial do banco. Apesar disso, o banco liberou 5 compras e ainda aumentou meu limite no meio de transações atípicas, que foram feitas em um curto período de tempo. O banco se recusa a oferecer a minha fatura detalhada, para que eu possa acionar o procon. continuar lendo

Naiara Cristina
2 anos atrás

O meu limite de crédito do santander foi dobrado, sem minha autorização, no meio de transações fraudulentas. Será que consigo ganhar a causa, pelo menos para que o banco não cobre os valores referentes àqueles que foram superiores ao limite que eu tinha?
Foram realizadas 7 compras, das quais 2 foram canceladas pela inteligência artificial do banco. Apesar disso, o banco liberou 5 compras e ainda aumentou meu limite no meio de transações atípicas, que foram feitas em um curto período de tempo. O banco se recusa a oferecer a minha fatura detalhada, para que eu possa acionar a justiça. continuar lendo