Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Cobrança de diferencial de ICMS para optantes do Simples depende de lei específica, decide STF

Publicado por Hiromoto Advocacia
há 6 meses

O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, reafirmou sua jurisprudência de que a cobrança de diferença entre as alíquotas interna e a interestadual de ICMS (Difal) de empresa optante do Simples Nacional depende de lei estadual. A decisão se deu no julgamento do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1460254, com repercussão geral (Tema 1.284).

Legalidade

O recurso foi interposto pelo Estado de Goiás contra decisão do Tribunal de Justiça estadual (TJ-GO) que isentou uma empresa de autopeças do recolhimento da alíquota de diferencial de ICMS, sob o argumento de que a obrigação tributária dependeria da edição de lei estadual, não bastando a regulamentação por decreto.

No STF, o estado argumentava que a cobrança do Difal de empresas optantes do Simples Nacional já estaria fundamentada na Lei Complementar 123/2006, no Código Tributário de Goiás e no próprio Decreto estadual 9.104/2017, que instituiu a cobrança.

Lei específica

O relator do recurso, ministro Luís Roberto Barroso, citou precedentes da Corte, entre eles, o RE 970821 (Tema 517), em que o Tribunal registrou que cabe aos estados, no exercício de sua competência tributária, editar lei específica para a cobrança do imposto. Esse entendimento, segundo Barroso, é de que não basta previsão em lei complementar federal que autorize a cobrança do Difal nem previsões legislativas gerais que não estabeleçam todos os critérios capazes de instituir a obrigação tributária.

Tese

A tese de repercussão geral fixada foi a seguinte: “A cobrança do ICMS-Difal de empresas optantes do Simples Nacional deve ter fundamento em lei estadual em sentido estrito”.

(Fonte: STF)

📰 Leia também:

  • Sobre o autor💻 Escritório de Advocacia 100% Digital
  • Publicações430
  • Seguidores121
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações15
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cobranca-de-diferencial-de-icms-para-optantes-do-simples-depende-de-lei-especifica-decide-stf/2073514864

Informações relacionadas

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 6 meses

Médico consegue da justiça abatimento do Fies por ter atuado durante pandemia de Covid

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 7 meses

Reconhecimento da prescrição impede cobrança judicial e extrajudicial da dívida

Luciana  Lopes, Advogado
Modeloshá 5 anos

Ação de Repetição de Indébito Tributário

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 7 meses

Saiba como reduzir impostos para Clínicas Médicas e Odontológicas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 6 meses

STF valida cobrança do Difal/ICMS em 2022

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)