Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Comissão aprova proibição de multa por quebra de fidelidade com operadoras em caso de pandemia

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (24) o Projeto de Lei 1231/20, que proíbe a cobrança de multa pela quebra de fidelidade contratual junto às prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, de TV e de internet durante reconhecido período de pandemia.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pela relatora, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ao original do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP). O parecer dela inclui serviços de internet e dispensa multa “apenas e quando” não houver benefícios ao consumidor em troca da vinculação.

“É preciso proteger o consumidor que não tem condições de arcar com o contrato, quanto mais com multas advindas de rescisões antecipadas”, disse Joice Hasselmann, ao considerar os efeitos da pandemia de Covid-19.

“O coronavírus vai alterar a forma como países e empresas fazem negócios. No Brasil, não será diferente, e preocupa a quantidade de pessoas à míngua e obrigadas a cortar despesas supérfluas”, afirmou Alexandre Frota no projeto.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores456
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4919
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-proibicao-de-multa-por-quebra-de-fidelidade-com-operadoras-em-caso-de-pandemia/1238637101

Informações relacionadas

João Alfredo Ribeiro Pereira, Advogado
Artigoshá 2 anos

Contratei um plano de internet com fidelidade e quero cancelar, devo pagar multa?

Dra. Raissa Zaffalão, Advogado
Notíciashá 4 anos

Empresa de telefonia móvel é condenada a pagar indenização no valor R$18.000,00 por cobrar multa por quebra de fidelidade

Alô Consumidor
Notíciashá 3 anos

Comissão aprova proibição de multa por quebra de fidelidade com operadoras em caso de pandemia

Curcino e Aranha Advogados, Advogado
Artigosano passado

É legal a cláusula de fidelidade nos contratos de prestação de serviços de internet?

Ramidoff, Braga & Lima Advogados, Advogado
Artigoshá 6 anos

Multa por quebra de fidelidade: saiba quando a cobrança é indevida

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

esse projeto é ridículo, só para palanque politico, pois, todas operadoras colocam multa contratual no benefício concedido, ou seja, uma lei inútil, deixou uma brecha para todas cobrarem a multa. continuar lendo

Ok, daí a operadora alega que houve o benefício concedido de instalação grátis ou fornecimento do modem (todas ofertam isso) e pronto... você volta a ter que pagar a multa. Projeto populista que faz os mais ingênuos acreditarem que a deputada fez uma grande coisa para ajudar o povo, mas na verdade não fez nada e sabia que o tal projeto não teria como desfavorecer as empresas. Assim a relatora não confronta o interesse das empresas ao mesmo tempo em que angaria aprovação de uma parcela da população que vai apenas ler sem entender a pegadinha contida no projeto. A deputada apenas usou o tempo remunerado e pago pelo contribuinte para fazer um projeto populista que não beneficia ninguém. continuar lendo

Não sabemos como será o futuro? Então o preço aumenta, pra assim. continuar lendo