Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024

Comissão aprova reunião escolar obrigatória e abono para presença dos pais

Publicado por Camila Moreira
há 8 anos

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2322/15, do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que obriga escolas a realizar no mínimo duas reuniões pedagógicas por semestres entre professores dos alunos e os seus responsáveis legais, para avaliação dos resultados.

Os pais ou responsáveis legais também serão dispensados do trabalho, sem prejuízo do salário, por até oito horas por semestre para comparecer às reuniões de acompanhamento pedagógico dos filhos ou dependentes legais na escola.

O abono será dado para quem apresentar atestado de comparecimento de qualquer instituição de ensino básico, ponto alterado pelo relator da proposta, deputado Roney Nêmer (PMDB-DF).

Sem limitação

O texto original só garantia o abono por meio de declaração de comparecimento emitida por instituição de ensino vinculada ao Ministério da Educação. O relator argumentou, no entanto, que muitas escolas são estaduais, municipais, sem vínculo direito com o órgão federal. Assim, a redação original poderia limitar o uso do abono pelos pais ou responsáveis legais.

“A expressão “instituição de ensino básico”, que propomos, alcança as instituições pertencentes ao sistema de ensino de qualquer dos entes federados, no âmbito da educação infantil, fundamental e do ensino médio”, justifica Nêmer.

O deputado lembra que o abono vai permitir a participação efetiva dos pais na educação das crianças e adolescentes. “Uma medida simples, como a que nos traz o projeto, mostra-se fundamental: ao permitir que os pais compareçam às reuniões de pais e professores, sem prejuízo ao seu salário, faz o processo educacional se tornar mais completo e eficaz”, avaliou.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; Educação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA: PL-2322/2015

Fonte: Agência Câmara Notícias

  • Sobre o autorPedagoga
  • Publicações163
  • Seguidores213
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4780
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-reuniao-escolar-obrigatoria-e-abono-para-presenca-dos-pais/354378719

Informações relacionadas

JurisWay
Notíciashá 12 anos

Pais poderão faltar ao trabalho para participar de reunião em escola de filho

Câmara dos Deputados
Notíciashá 8 anos

Comissão aprova reunião escolar obrigatória e abono para presença dos pais

Academia Brasileira de Direito
Notíciashá 12 anos

Pais poderão faltar ao trabalho para participar de reunião em escola de filho

Falta para ir a reunião escolar pode ser abonada

André Soares, Advogado
Artigoshá 2 anos

Atestado de acompanhante ao médico abona a falta no trabalho?

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente proposta se for aprovada em todas as instâncias, pois com isto incentivará mais a presença dos responsáveis na escola. continuar lendo

Bom dia.

O que quer dizer "a Mesa Diretora da Câmara decidiu pelo arquivamento"? Quer dizer então que o PL não foi aprovado e a lei não entrará em vigor? continuar lendo

Exatamente Mizael! O projeto de lei (PL) não foi aprovado, portanto por enquanto a norma proposta não entrará em vigor. continuar lendo

O projeto foi aprovado? a lei já entrou em vigor? continuar lendo

Marcella, de acordo com o portal de acompanhamento da Câmara, em 31/01/2019 a
Mesa Diretora da Câmara decidiu pelo arquivamento nos termos do Artigo 105 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados. continuar lendo