Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Competência Justiça do Trabalho - sentença de mérito até 12/07/2023, após competência Justiça comum .

há 3 meses

A justia do trabalho pode julgar crimes

Ementa: Direito constitucional e do trabalho. Recurso extraordinário. Repercussão geral. Demanda proposta por empregado público celetista contra o Poder Público. Prestação de natureza administrativa. Competência. 1. Recurso extraordinário, com repercussão geral reconhecida, em que se discute a competência da Justiça do Trabalho ou da Justiça Comum para julgar ação proposta por servidor celetista contra o Poder Público, na qual se pleiteia prestação de natureza administrativa. 2. Tratando-se de parcela de natureza administrativa, a Justiça Comum é o ramo do Poder Judiciário que tem expertise para apreciar a questão. Nesses casos, embora o vínculo com o Poder Público seja de natureza celetista, a causa de pedir e o pedido da ação não se fundamentam na legislação trabalhista, mas em norma estatutária, cuja apreciação – consoante já decidido por esta Corte ao interpretar o art. 114, I, da Constituição – não compõe a esfera de competência da Justiça do Trabalho. 3. Recurso extraordinário a que se nega provimento, com a fixação da seguinte tese: A Justiça Comum é competente para julgar ação ajuizada por servidor celetista contra o Poder Público, em que se pleiteia parcela de natureza administrativa. 4. Modulação dos efeitos da decisão para manter na Justiça do Trabalho, até o trânsito em julgado e correspondente execução, os processos em que houver sido proferida sentença de mérito até a data de publicação da presente ata de julgamento.

(JT - Reclamação Trabalhista: 0012704-80.2022.5.15.0018);

(STF - RE: 1288440 SP, Relator: ROBERTO BARROSO, Data de Julgamento: 03/07/2023, Tribunal Pleno, Data de Publicação: PROCESSO ELETR¿¿NICO DJe-s/n DIVULG 25-08-2023 PUBLIC 28-08-2023);

Imagem: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2022/08/25112811/tribunais-regionais-do-trabalho-trt-que-mais-n...

  • Sobre o autorTatiane Franzzini de Góes, advogada e procuradora municipal ITU
  • Publicações239
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações74
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/competencia-justica-do-trabalho-sentenca-de-merito-ate-12-07-2023-apos-competencia-justica-comum/2166991223

Informações relacionadas

STJ: A coleta de conversas do WhatsApp diretamente pela polícia durante uma prisão em flagrante, sem autorização judicial, é ilegal.

Patrícia Bonfim Advocacia, Advogado
Notíciashá 3 meses

STJ não reconhece união estável paralela mesmo que iniciada antes do casamento.

Dino César Borges, Advogado
Artigoshá 5 anos

Estacionar seu automóvel em vaga reservada às motocicletas pode gerar multa ao proprietário do veículo?

Impugnação - TRT10 - Ação Acidente de Trabalho - Atord - contra ID do Brasil Logistica

Elias Georges Kassab Jr, Advogado
Notíciashá 3 meses

Dono de veiculo consegue transferir pontos para motorista que usou o seu carro, após a Decisão do TJSP.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)