Compras onlines na pandemia
O que fazer em caso de troca ou conserto?
É de conhecimento comum que com o isolamento social e parte do comércio fechado, não é possível exigir que o consumidor faça a troca do produto pessoalmente.
Já é consumado no Código de Defesa do Consumidor que, em caso de compras realizadas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem até 7 dias para realizar a troca do produto.
Com a quarentena, recomenda-se que as empresas sejam mais flexíveis com esse prazo.
- Assim, indaga-se: O que fazer?
Você deve entrar em contato com a empresa por meio dos canais de atendimento e questionar quais são as alternativas oferecidas.
- E se eu não quiser trocar o produto, mas sim consertá-lo?
Nesse caso, os prazos para conserto encontram-se suspensos. Assim, o conserto será realizado logo após o fim da pandemia.
Porém, é importante informar que algumas empresas estão trabalhando sem o atendimento presencial. No caso, buscando o produto na casa do consumidor, consertando-o e devolvendo-o.
Assim, importante que você entre em contato com a empresa.
“É importante deixar claro que não podem ser exigidas medidas impossíveis ou que vão contra a saúde e segurança do consumidor. Isso seria totalmente desproporcional e feriria a boa-fé que deve permear as relações de consumo”.
Fique atento aos seus direitos.
Ademais, qualquer dúvida estou à disposição.
Olga Câmara
OAB/PE 49.690
2 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.
Dra. no meu caso, não estou conseguindo ter nenhum tipo de retorno da empresa. Os telefones disponibilizados não pegam, e quando pegam fico eternamente na linha de espera. Mandei e-mail também não tive retorno. Isso desde o segundo dia após a entrega. Já já faz um mês, e nada. O produto foi uma geladeira, mas nao esta gelando, se quer faz gelo. O que fazer? continuar lendo
Prezada, nesse caso, como não consegue contato de forma alguma, a única solução é procurar o judiciário. Pois é responsabilidade da empresa fornecer canais para contato, que funcionem, para solucionar qualquer problema. continuar lendo