Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Conheça a história do 1º juiz cego a trabalhar em um tribunal brasileiro

Publicado por DR. ADEvogado
há 6 anos


A história do desembargador Ricardo Tadeu da Fonseca é um exemplo de superação. Ele foi o primeiro juiz cego a trabalhar em um tribunal brasileiro. Para se formar na faculdade de Direito, Ricardo contou com a ajuda de colegas. E ao longo da carreira, teve que lidar com vários episódios de preconceito. Chegou a ser desclassificado de um concurso público e não passava de entrevistas, mas deu a volta por cima e consegui realizar o sonho de ser juiz.

Ricardo Tadeu da Fonseca é desembargador do TRT de Curitiba. Ele destaca que ainda não existe na sociedade brasileira um preparo para lidar com as diferenças e lembra que teve sorte de contar com o apoio de uma família muito bem estruturada. Sua mãe o alfabetizou, nos anos 60, e ele teve o apoio de professores que ampliavam as letras para ele conseguir ler. Aos 23 anos, perdeu completamente a visão. A partir daí, os colegas da faculdade passaram a gravar as aulas em fitas para que ele pudesse realizar as provas oralmente. Assim, ele se formou e realizou suas atividades profissionais.

O desembargador, que tem que julgar cerca de 400 processos por mês, conta que o braile é muito pouco útil para quem trabalha com Direito. “A literatura em braile é muito limitada e é pouco operoso para quem lida com processos. Ajuda mais para a alfabetização de jovens cegos. Cada pessoa com deficiência desenvolve o seu método”, afirma. Dr. Ricardo tem pessoas que leem oralmente os processos e ele dita as decisões.

No início da carreira, o currículo de Ricardo era sempre selecionado, mas ele não passava das entrevistas. Para mostrar que também se vê com o tato, a audição e o olfato, por exemplo, o desembargador citou um trecho da música “Choro Bandido”, de Chico Buarque e Edu lobo, que diz: “Mesmo que você fuja de mim, por labirintos e alçapões, saiba que os poetas, como os cegos, podem ver na escuridão”.

(Fonte: Nação Jurídica)

_________________________________________________

-> Áudio Jus - Estude a hora que quiser onde quiser - Dobre suas chances de APROVAÇÃO + de 120 Áudios CURSOS em MP3 + 120 Ebooks + 10 Bônus!!Confira!!

-> COMBO DA APROVAÇÃO - Direito Administrativo e Direito Constitucional - Método Completo e totalmente inovador!!

-> OAB COMPLETO - A Plataforma da Aprovação no Exame da OAB!!

  • Sobre o autor🔥 Uma pitada ácida de informações jurídicas para o seu dia!
  • Publicações1705
  • Seguidores908
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2018
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conheca-a-historia-do-1-juiz-cego-a-trabalhar-em-um-tribunal-brasileiro/605391660

Informações relacionadas

Stephani Sant'ana, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] - Cumprimento de Sentença - Juizado Especial Cível

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 4 anos

O aborto e o caso Roe vs. Wade

Alexandre Augusto da Silva, Advogado
Artigoshá 4 anos

Prisão em Flagrante, Inquérito Policial, Aundiência de Custódia e Prisão Preventiva

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 7 anos

Cobrar mais para pagamento com cartão de crédito é prática abusiva?

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que exemplo de superação parabéns isso prova que não existe limite pra quem sabe aonde quer chega continuar lendo

Deus faz tudo perfeito. Minha filha nasceu sem globo ocular.Inteligente sabe inglês. Espanhol e mandarim.Ler literatura feito uma professora.Faz robótica e desenha como uma artista plástico. continuar lendo

Exemplo! continuar lendo