Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Convivente em união estável tem direito a pensão por morte?

Publicado por Genival de Oliveira
há 2 anos

A pensão por morte é um benefício, previsto no art. 201, V, da Constituição Federal, pago aos dependentes quando o provedor da família vier falecer.

Sob a ótica atual do Direito, em regra, convivente em união estável possui os mesmos direitos daqueles que estão na constância do casamento.

Na esfera Previdenciária não é diferente. Segundo a legislação, ao companheiro ou companheira, é conferido o status de dependente, requisito indispensável para receber os benefícios previdenciários, entre eles, a pensão por morte.

Desta maneira, para ter direito ao referido benefício, faz-se necessária a prova documental de tal condição, podendo ser mediante certidão de nascimento de filho em comum; testamento ou conta bancária conjunta, por exemplo.

Cumpre lembrar que a união estável é reconhecida entre pessoas do mesmo sexo, sendo assim, as regras e os requisitos são os mesmos da união heterossexual.

Gostou do conteúdo?

Curta e compartilhe

#uniãoestável #aposentadoria #aposentadoriapormorte #pensão #casamento #constituiçãofederal #direitoprevidenciário #legislação #benefício #inss #direito #direitocivil #advocacia #amodireito #justiça #estudantededireito #brasil #lei #estudos #direitoporamor #pensaopormorte #genivaladvogado

  • Sobre o autorAdvogado Especialista
  • Publicações209
  • Seguidores51
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações41
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/convivente-em-uniao-estavel-tem-direito-a-pensao-por-morte/1437441731

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)