Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CPC 2015: advogado esclarece modificações com relação à partilha de bens

    Dentre as inúmeras inovações trazidas pelo Novo Código de Processo Civil estão as modificações referentes à partilha de bens. Diante de um divórcio, caso o imóvel do casal não tenha registro, como será averbada a divisão? Para ficar por dentro do assunto, confira a entrevista com Rolf Madaleno, advogado, mestre em Processo Civil e membro da diretoria nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

    Caso o imóvel não tenha registro, como é estabelecida a partilha de bens?

    Quando o imóvel não possui registro ou a aquisição se deu apenas através de contrato particular de compra e venda ou promessa de compra e venda, se faz a partilha dos direitos e das ações incidentes sobre o referido imóvel.

    Como será averbado o divórcio para a concretização da partilha?

    O divórcio pode ser concedido sem que tenha sido feita a prévia partilha dos bens, conforme artigo 1.581 do Código Civil e 733, parágrafo único, do CPC. Averba apenas o divórcio e, posteriormente, realiza-se a partilha na forma dos artigos 647 a 658 do CPC.

    É possível ingressar com a usucapião?

    Quem ficar com os direitos e ações ou apenas sobre a posse do imóvel poderá, posteriormente, de posse do formal de partilha, buscar a competente escritura pública de compra e venda junto ao vendedor do imóvel ou, caso se trate apenas de posse do imóvel, promover a competente ação ou pedido de usucapião judicial ou extrajudicial.

    Como proceder quanto à regularização junto aos órgãos públicos?

    A regularização se dá por meio dos procedimentos realizados para aquisição final da propriedade do imóvel, seja quitando o preço da compra e solicitando ao vendedor a escritura pública de compra e venda, extraída então em nome do cônjuge ou convivente que ficou na partilha com os direitos e ações sobre o imóvel; seja promovendo a ação ou escritura de usucapião, cujo documento final permitirá o registro perante o Ofício de Imóveis.















    • Publicações4569
    • Seguidores502590
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações263
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cpc-2015-advogado-esclarece-modificacoes-com-relacao-a-partilha-de-bens/414950044

    Informações relacionadas

    Ana Gonçalves, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    O STJ admite a partilha de posse em divórcio

    Feldmann Advocacia, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Ação de Extinção de Condomínio

    Petição Inicial - TJMG - Ação de Divórcio Consensual c/c Partilha de Bens c/c Guarda de Filho Menor c/c Regulamentação de Visitas c/c Fixação de Alimentos - [Cível] Sobrepartilha

    Andre Candido Almeida, Bacharel em Direito
    Notíciashá 3 anos

    Instrumento amigável de partilha

    Pensador Jurídico, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Contrato de Cessão e Transferência de Direitos de Herança

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)