Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

(Criminal) Mudança de entendimento no STJ: reincidência específica não pode majorar crime da Lei de Drogas

Publicado por Hebert Freitas
há 4 anos

1) Entendendo o caso.

Em julgamento que marcou a mudança de entendimento, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou provimento a Recurso Especial interposto pelo Ministério Público do Espírito Santo que pugnava pela reforma de acórdão proferido pelo TJES.

Após sentença emanada pelo juízo de piso que condenou o recorrido à pena de 1 ano de reclusão e 10 dias-multa, pena esta convertida em prestação de serviços comunitários, a Defensoria Pública do Espírito Santo logrou êxito, após apelação interposta no Tribunal de origem, em afastar a aplicação do § 4º do artigo 28 da Lei 11.343, reduzindo o quantum de pena para 5 meses de prestação de serviços.

No acórdão, o voto condutor do Tribunal de Origem fez menção à duplicidade de entendimentos no que tange ao tipo de reincidência mencionada pelo dispositivo, citando, inclusive, entendimento do doutrinador Renato Brasileiro que endossa a corrente que conclui que a reincidência constante do § 4º é a genérica.

Felizmente, o Des., utilizando-se da doutrina do saudoso Luiz Flávio Gomes, entendeu que se trata da reincidência específica, e não da genérica.

In casu, o recorrido possuía condenação anterior transitada em julgado por roubo.

2) Decisão do STJ.

O Ministro Nefi Cordeiro, relator da espécie, considerou que os parágrafos dos artigos não são unidades autônomas, estando vinculadas ao caput do artigo a que se referem.

Dessa forma, o que o legislador fez ao introduzir o § 4º foi atribuir uma pena mais severa àquele indivíduo reincidente na posse de drogas para consumo, não fazendo sentido, assim, a majoração em virtude da existência de processo de roubo ou outro de natureza genérica.

O Ministro, portanto, confirmou a decisão de segunda instância, mantendo a pena de cinco meses de prestação de serviços.

3) A mudança de entendimento

O Min. Relator, em seu voto, citou o precedente da Sexta Turma, mas declarou que melhor refletindo sobre a matéria, seria preciso concluir que, embora não conste da letra da lei, a reincidência que trata o § 4º do artigo 28 da Lei 11.343/2006 é a específica.

RESP Nº 1.771.304.

  • Sobre o autorEntusiasta das Ciências Criminais.
  • Publicações17
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações88
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/criminal-mudanca-de-entendimento-no-stj-reincidencia-especifica-nao-pode-majorar-crime-da-lei-de-drogas/846673982

Informações relacionadas

Alegações Finais - TJSP - Ação Tráfico de Drogas e Condutas Afins - Apelação Criminal

Alegações Finais - TJSP - Ação Tráfico de Drogas e Condutas Afins - Procedimento Especial da Lei Antitóxicos - de Justiça Pública

Notíciashá 12 anos

Condenados por tráfico de drogas não precisam iniciar o cumprimento da pena em regime fechado

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Tráfico de drogas: cabe regime aberto e substituição da pena. Segunda Turma do STF

Alegações Finais - TJSP - Ação Tráfico de Drogas e Condutas Afins - Inquérito Policial

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)