Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Decisão do STJ favorável à Unimed Goiânia

Publicado por Armando Araújo
há 10 anos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que não houve abuso na cobrança do reajuste dos planos coletivos de saúde, com base no índice de sinistralidade (como feito pela Unimed Goiânia), ao manifestar-se em ação judicial movida pela Pinheiro’s Veículos (Pinauto), que, desde 2009, reivindica a aplicação dos reajustes anuais das mensalidades no índice autorizado pela ANS para pessoa física.

Em seu argumento, a Cooperativa esclarece que os reajustes de planos coletivos (Pessoa Jurídica) não são definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), apenas o reajuste de planos individuais (Pessoa Física). No caso de Pessoa Jurídica, como é o caso da Pinheiro’s Veículos, a ANS apenas acompanha os aumentos de preços, os quais devem ser acordados, mediante negociação entre as partes, e comunicados à Agência em até 30 dias de sua aplicação. Tal esclarecimento pode ser encontrado no próprio site da ANS e consta na legislação em vigor relativa aos planos de saúde, respeitada pela Cooperativa.

No caso da Pinheiro’s Veículos, o STJ proferiu sua decisão nos seguintes termos: “Ante o exposto, com apoio no art. 544, § 4º, II, c, do CPC, conhece-se do Agravo e dá-se provimento ao Recurso Especial para julgar improcedentes os pedidos iniciais. Invertidos os ônus sucumbenciais.” Essa decisão também derruba a tese semelhante pleiteada pela Casag/OAB.

A Unimed Goiânia lamenta os casos de judicialização da saúde e aguarda, com otimismo, a decisão final da Justiça a respeito de outros semelhantes que deverão pautar-se pela legislação em vigor.


Armando Araújo - GO 554 JP

Assessor de Imprensa Unimed Goiânia

(62) - 3229-3195 - (62) – 81051994

armandoconsultoria@terra.com.br/anma1609@gmail.com

  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações160
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisao-do-stj-favoravel-a-unimed-goiania/113722385

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJBA - Ação Planos de Saúde - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Qualicorp Administradora de Beneficios e Central Nacional Unimed

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-28.2017.8.19.0001

Viviane Rocha dos Santos, Advogado
Modeloshá 6 anos

Ação Revisional de Mensalidade de Plano de Saúde c/c com Declaratória de Cláusula Abusiva

Petição Inicial - TJBA - Ação Revisional de Plano de Saúde c/c Indenização por Danos Morais e Materiais com Pedido de Tutela de Urgência Antecipada - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Central Nacional Unimed Cooperativa Central

Tribunal de Justiça de Goiás
Peçahá 4 meses

Petição Inicial - TJGO - Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela de Urgência de Natureza Antecedente - 12135 - Processo Cível e do Trabalho -> Tutela Provisória de Urgência e Tutela Provisória de Evidência -> Tutela Antecipada Antecedente

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)