Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Deputado propõe herança digital no Código Civil

deputado propoe heranca digital codigo civil

bit.ly/37S9u95 | O que fazer caso o falecido não tenha se manifestado sobre sua herança digital, especialmente pelo fato de ela não estar mencionada no Código Civil em vigor?

Trata-se de tudo o que é possível guardar em espaço virtual, como: senhas, redes sociais, contas, ou qualquer bem e serviço digital.

Atento à essa situação, o deputado federal Gilberto Abramo (Republicanos MG) apresentou o Projeto de Lei 3052/2020 que altera o Código Civil e especifica que devem ser transmitidos aos herdeiros todos os conteúdos de qualidade patrimonial, contas ou arquivos digitais de titularidade do autor da herança.

Segundo Abramo, trata-se de uma forma de garantir, por lei, a destinação pertinente de senhas e contas e evitar processos. “Há uma crescente relação digital pelas pessoas, além do retorno financeiro proveniente de contas eletrônicas vinculadas às redes sociais. Isso tem resultado no aumento de ações judiciais voltadas para então chamada Herança Digital”, ressalta Abramo.

Exclusão de contas de aplicação

Outra proposta do Deputado Gilberto Abramo é sobre as aplicações feitas na internet. O projeto de lei 3051/2020 altera a Lei sobre o Marco Civil da internet e determina a possibilidade de exclusão de contas virtuais de usuários falecidos quando requerido pela família.

O objetivo é evitar situações indesejáveis e até mesmo judiciais, após a comprovação do óbito do seu titular, se forem requeridas pelos familiares.

O projeto reforça a cautela de serem tais provedores obrigados a manter os respectivos dados da conta armazenados pelo prazo de um ano, prorrogável por igual período, sobretudo para fins de prova em apurações criminais.

Texto: Ascom – deputado federal Gilberto Abramo

Fonte: republicanos10.org.br

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores456
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações427
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-propoe-heranca-digital-no-codigo-civil/864393147

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Agravo de Instrumento-Cv: AI XXXXX-06.2021.8.13.0000 MG

Moral Queiroz & Advogados Ass., Advogado
Notíciashá 4 anos

Herança Digital

Especialista aborda herança digital após falecimento de Gugu Liberato

Alexandre Atheniense, Advogado
Notíciashá 12 anos

Herança digital já chegou ao Brasil

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Realmente precisamos melhorar a segurança dos nossos dados digitais. Já que hoje praticamente tudo está nas redes sociais e na internet como um todo! Parabéns pelo artigo Dra! :) continuar lendo