Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Desemprego ou outra família para sustentar não afasta a obrigação da pensão alimentícia.

Publicado por Patricia Teixeira
há 6 anos

Na sessão desta terça-feira, 27, da 3ª turma do STJ, os ministros decidiram em dois diferentes casos de devedores alimentícios que alegações comuns não afastam a obrigação alimentar.

Em um dos casos (RHC 92.211) o genitor pretendia a suspensão da ordem de prisão por inadimplência afirmando que está desempregado e ainda que tem outra família para sustentar. Para a relatora, ministra Nancy, tais fatos não são consistentes para o afastamento da prisão.

Já em outro processo (HC 401.903) além do desemprego e de prover outra prole, o requerente alegou problemas de saúde, mas também aqui a relatora Nancy concluiu que não foram suficientes os argumentos de modo que manteve a obrigação alimentar.

Em ambos os casos a turma acompanhou a ministra à unanimidade.

Vejamos alguns trechos que foram indeferidos:

Ao revés, há nos autos apenas sucessivas justificativas de desemprego, de constituição de nova família e de dificuldades financeiras, a exemplo do que havia sido alegado, aliás, por ocasião da ação de fixação de alimentos, em 2009 (sentença de fls. 34/35, e-STJ) que, repise-se, não elidem a responsabilidade pela prestação dos alimentos.
Aponta o impetrante a impossibilidade do paciente pagar as parcelas devidas de alimentos a filho menor, tendo em vista estar atualmente desempregado e ainda ter mais dois filhos de outro relacionamento para sustentar.
Fonte: STJ

  • Sobre o autor Prestação de serviços, com transparência, qualidade e ética!
  • Publicações89
  • Seguidores318
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações528
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desemprego-ou-outra-familia-para-sustentar-nao-afasta-a-obrigacao-da-pensao-alimenticia/550446030

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)