Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Dono da obra pode ser responsabilizado em ação trabalhista

há 9 anos

De acordo com a OJ 191 (SDI-1) do TST, “o contrato de empreitada de construção civil entre dono da obra e o empreiteiro não enseja responsabilidade solidária ou subsidiária nas obrigações trabalhistas contratuais pelo empreiteiro, salvo sendo dono da obra uma empresa construtora ou incorporadora.

Contudo, o verbete restringe a sua abrangência às obrigações trabalhistas. Se o empregado sofrer acidente de trabalho por exemplo, o pleito de indenização por danos morais, estéticos e materiais decorrentes de acidente de trabalho apresenta natureza jurídica civil, em razão da culpa aquiliana por ato ilícito, consoante previsão dos artigos 186 e 927, caput, do Código Civil. Não se trata neste caso de verba trabalhista no sentido estrito.

Logo, o dono da obra deve observar e fiscalizar o trabalho dos funcionários do empreiteiro, no sentido de cobrar que as normas de higiene e segurança do trabalho sejam obedecidas, pois em caso de acidente, responderá solidariamente pela dívida.

  • Publicações8
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dono-da-obra-pode-ser-responsabilizado-em-acao-trabalhista/188549152

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)