Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    D.O.U. divulga forma de tributação por notários e registradores à Receita Federal

    Os rendimentos auferidos pelos tabeliães e notários serão tributados mensalmente, sujeitando-se ao recolhimento do carnê-leão na forma da legislação em vigor.

    Na hipótese de intervenção do Poder Público na atividade exercida pelos tabeliães e notários, com o afastamento do titular do cartório e a designação de interventor, apenas a parcela que for efetivamente paga ou creditada ao beneficiário sujeitar-se-á a incidência do imposto de renda (carnê-leão).

    A metade da receita líquida será entregue ao titular afastado, a quem caberá o ônus de calcular e recolher, mensalmente, o imposto de renda devido (carnê-leão) sobre os rendimentos assim recebidos.

    O restante da receita líquida, depositada em conta bancária específica, será tributada posteriormente, quando da entrega desses recursos ao beneficiário, que poderá ser o próprio titular do cartório ou o interventor, a depender do resultado da apuração.

    O valor da receita diferida será inteiramente oferecido à tributação no momento de sua entrega ao beneficiário, sem a possibilidade de dedução de despesas, já que estas foram integralmente utilizadas no período em que a receita foi auferida.

    Durante o período de exceção, é de responsabilidade do interventor a guarda dos documentos fiscais e a escrituração do Livro Caixa.

    O Livro Caixa deverá registrar a totalidade da receita auferida no período de apuração (receita bruta), o total das despesas da serventia (despesas dedutíveis), a receita líquida do mês, correspondente à receita bruta deduzida das despesas dedutíveis, e o valor da receita diferida.

    Esta Solução de Consulta reforma a Solução de Consulta SRRF09 nº 336, de 17 de outubro de 2006.

    Dispositivos Legais: Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999 (Regulamento do Imposto de Renda - RIR/99), art. 45, inciso IV; art. 106, inciso I; art. 75, art. 76; Lei nº 8.935, de 18 de novembro de 1994, arts. 32, inciso IV, 35 e 36; Instrução Normativa SRF nº 15, de 06 de fevereiro de 2001, art. 21, inciso III.

    SOLUÇÃO DE CONSULTA N 58, DE 11 DE ABRIL DE 2013

    MARÇO ANTÔNIO FERREIRA POSSETTI

    Chefe

    Fonte: Publicação do DOU - solução de consulta - IRPF

    • Publicações9072
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2210
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dou-divulga-forma-de-tributacao-por-notarios-e-registradores-a-receita-federal/100557756

    Informações relacionadas

    Dayrell Rodrigues, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Imposto De Renda De Cartórios Extrajudiciais: Como Funciona?

    Roselaine  Rocha, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Tributação dos notários, que influenciam na declaração de imposto de renda

    Artigo - O Alvará Municipal e as Serventias Extrajudiciais - por Moacyr Petrocelli de Ávila Ribeiro

    Artigo - Regime Jurídico Tributário aplicável a Notários e Registradores - Por Fábio Capraro

    Pensador Jurídico, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Contrato de doação

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Quando o tabelião não apurou o IR mensamente, o que fará no ajuste anual? continuar lendo