Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Tributação dos notários, que influenciam na declaração de imposto de renda

Publicado por Roselaine Rocha
há 3 anos

Talvez, você não tenha percebido, mas os Tabelionatos prestam serviço público, por outorga, na pessoa física, que presta concurso público, a fim de exercer a atividade notarial.

No entanto, muitas são as dúvidas na hora de tributar, isto porque, atividade notarial também se presta ao lucro, porém não segue os mesmos padrões das demais pessoas jurídicas e para fins de recolhimento dos impostos há de se observar algumas peculiaridades, vejamos:

O notário é considerado para fins de tributação um profissional autônomo e como tal recolhe Imposto de Renda, ISS e Contribuição Previdenciária.

O Imposto de Renda é tributado nos termos do Art. 38,inciso IV do Decreto 9.580/2018, na pessoa física ,sobre a renda. Contudo, é possível efetuar deduções, em virtude da obrigatoriedade de manter o livro caixa, que servirão na hora da declaração do imposto. A lei permite deduzir mensalmente gastos, conforme Art. 68 do mesmo decreto, como: com empregados do cartório (registrados),emolumentos pagos à terceiros e despesas necessárias pagas para manter a atividade: contabilidade, assessoria jurídica, luz, água, impostos. É vedado, deduzir despesas com aquisições de equipamentos, móveis, computadores, locomoção, etc.

Já no caso, do ISS (cód. 21.01 – serviços de registros públicos, cartórios e notários) vai incidir sobre o preço do serviço, porém há certa discussão sobre a incidência do imposto sobre os valores recebidos, pelo cartório, à título de compensação por serviços prestados gratuitamente nos termos do Art. 28 da lei 8.935/1994, no caso, as certidões de nascimento e óbito, que não deveria entrar na base de cálculo do ISS.

Em relação à contribuição previdenciária, o notário é segurado obrigatório nos termos do Decreto 3.048/1999 e insere-se na categoria contribuinte individual dede o recebimento da outorga, sob o percentual de 20% sobre tudo que entra no livro caixa (bruto), observados os salários de contribuição, podendo escolher a modalidade simplificada de recolhimento no percentual de 11%, abrindo mão da aposentadoria por tempo de contribuição.

Importante, ressaltar, que os notários são permissionários do serviço que é público e diferentemente de outros, não há previsão legal de constituição de CNPJ, por ser uma atividade vinculada a pessoa física.

  • Sobre o autorAdvogada.Especialista em Direito Tributário, Empresarial e Mercado do Carbono
  • Publicações44
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações295
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tributacao-dos-notarios-que-influenciam-na-declaracao-de-imposto-de-renda/1150059038

Informações relacionadas

Dayrell Rodrigues, Advogado
Artigoshá 2 anos

Imposto De Renda De Cartórios Extrajudiciais: Como Funciona?

D.O.U. divulga forma de tributação por notários e registradores à Receita Federal

Artigo - O Alvará Municipal e as Serventias Extrajudiciais - por Moacyr Petrocelli de Ávila Ribeiro

Artigo - Regime Jurídico Tributário aplicável a Notários e Registradores - Por Fábio Capraro

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 11 anos

STF reconhece imunidade tributária recíproca sobre todos os serviços dos Correios

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)