Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

É possível responsabilizar o cirurgião-dentista pelos maus resultados em procedimentos?

Gestão de riscos jurídicos. Advocacia consultiva, preventiva e contencioso. Defesas nas esferas judiciais, administrativas e ético-profissional.

possvel responsabilizar o dentista pelos maus resultados em procedimentos

Inicialmente, convém esclarecer que o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 14, § 4º, isenta os profissionais liberais da responsabilidade objetiva, disciplinando que a responsabilidade do profissional somente será apurada mediante culpa, vejamos:

“Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

(...) § 4º A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa.”

Nesse arrazoado, oportuno destacar que a prestação de serviço de odontologia é de meio e não de fim, sendo certo que a prestação de serviço de meio, não garante o resultado, vez que, em muitos casos, independe da ação do profissional.

Sem dúvida alguma o cirurgião-dentista é eticamente obrigado a usar todos os meios com o fim de obter o melhor resultado, entretanto a odontologia não é uma ciência de resultados e sim de meios que está sujeita a inúmeras situações fisiológicas e particulares de cada ser humano.

Tanto na área da saúde, quanto na esfera judicial, o resultado muitas vezes é diverso do pretendido, mesmo que o profissional tenha atuado com total empenho, gana e expertise para alcançar a conclusão desejada.

No caso da odontologia, existem diversos fatores que independem da boa-fé e expertise do dentista. Isto porque, muito embora exista tratamentos indicados pela literatura odontológica, por fatores biológicos ou adversos, simplesmente não alcançam o resultado esperado.

Frisa-se que, não há a isenção total do profissional, podendo este ser sim responsabilizado, contudo, somente mediante a apuração da culpa.

Em síntese, para que possa subsistir alegação de erro e de responsabilidade civil deste profissional, os prejuízos suportados pelo paciente devem decorrer da culpa quando da realização do tratamento odontológico, da identificação de imperícia, negligência ou imprudência, sendo auferido judicialmente, através de laudos periciais que, os tratamentos e os diagnósticos foram incorretos, bem como que, o profissional não agiu de acordo com os ditames legais.

Conforme disposto em linhas passadas, é aplicável a responsabilidade subjetiva, restando a responsabilização do dentista/clínica atrelada à eventual conduta culposa do profissional.

Desse modo, restando demonstrado que o profissional utilizou os métodos corretos, não há que se falar em culpa, tampouco em nexo de causalidade entre o ato e a lesão suportada, inexistindo o dever do dentista em reparar os danos sofridos pelo consumidor.

Diante desse quadro fático, deve o profissional sempre se resguardar e, por cautela, ratificar ao seu paciente os riscos do procedimento, bem como, a probabilidade de não obter sucesso, expondo de maneira clara e transparente as opções de tratamento e procedimentos.

Recentes publicações estatísticas demonstraram a existência de um aumento demasiado no número de denúncias e processos por reparação civil envolvendo dentistas e clínicas odontológicas. Estes dados nos conduzem a uma reflexão do tema, devendo ser relevado, mais do que nunca, que a responsabilidade civil do dentista (bem como de qualquer profissional liberal) é puramente subjetiva e que, muito importante nesta relação de consumo e de confiança é a informação – o diálogo e o esclarecimento entre as partes.

A adoção de algumas práticas preventivas pode trazer maior segurança ao profissional, afastando possíveis demandas administrativas ou judiciais, como é o caso, por exemplo, de uma postura mais rígida no momento do preenchimento do prontuário de atendimento do paciente, que servirá como meio de defesa.

Diante do acima alinhavado e perfilado aos princípios de defesa dos profissionais da área da saúde, o escritório ANA WINTER ADVOCACIA & ASSESSORIA JURÍDICA, promove os atos necessários à apuração do ilícito civil alardeado, bem como operacionaliza os atos destinados à eventual persecução criminal.

Por Ana Caroline Winter Magnabosco.

  • Advogada (OAB/SC 48.389)
  • Pós Graduanda em Direito Médico
  • Pós Graduanda em Direito e Processo do Trabalho
  • Áreas de atuação: Direito Trabalhista, Direito de Família, Direito Médico, Direito Civil, Contratual, Direito Empresarial e outros.

  • Quer saber mais?
  • Facebook: Ana Winter Advocacia & Assessoria Jurídica
  • Instagram: @anawinter. Advocacia
  • contato@anawinteradvocacia.com.br
  • +55 47 999585819
  • Sobre o autorEspecialista em Trabalhista, Consumidor e Família
  • Publicações350
  • Seguidores145
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2872
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-responsabilizar-o-cirurgiao-dentista-pelos-maus-resultados-em-procedimentos/459968553

Informações relacionadas

Vítima de assalto no estacionamento de centro clínico deverá ser indenizado

Após cirurgia, um susto: dentista é condenado a pagar R$ 44 mil de indenização à paciente

Tribunal de Justiça do Mato Grosso
Notíciashá 12 anos

Legislação veda recebimento de contas em farmácia

Consultor Jurídico
Notíciashá 6 anos

Clube de turismo responde por má prestação de serviço de hotel conveniado

Renato Cesar, Advogado
Artigoshá 4 anos

Responsabilidade Civil do Cirurgião Dentista

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Prezada Dra Ana, parabenizo pleo conteúdo.

'...Desse modo, restando demonstrado que o profissional utilizou os métodos corretos,...'

Quem poderá avaliar que o profissional não utilizou-se dos métodos corretos, qualquer outro dentista, ou, um dentista perito judicial? continuar lendo

Dr. Paulo, obrigada por prestigiar o conteúdo!

É importante que a análise seja realizada por um perito judicial, com o fito de chegar mais próximo da situação vivenciada! continuar lendo

Data máxima vênia, a matéria não está ferindo o Código de ética e disciplina? continuar lendo

Parabéns pelo artigo doutora. Subsiste uma dúvida, em caso de planos odontológicos, seria possível responsabilizar somente o profissional liberal, ou seja, afastar a responsabilidade a solidaria, em face aos planos odontológicos? continuar lendo

Fui a uma dentista por causa de um bloco metálico que caiu, e ela disse que o bloco ao lado do que caiu precisaria ser retiradp também; eu perguntei a ela sobre um amalgana do segundo pre molar superior que eu achava que estava escurecendo o dente e ela sugeriu em tirar e por resina.. fui eu botar minha boca nas mãos dela.. e estou a quatro meses sofrendo tanto fisicamente, quanto emocionalmente. O dente que ela tirou o amalgama virou um canal, que a 4 meses doi sem parar, is blocos que ela pos ficaram altos demais, que teve que fazer inúmeros ajustes a ponto de modificar minha oclusão, meus dentes bons ficaram batendo forte um nos outros, desgastou varios dentes bons.. o meu nervoso é tanto qie tive crises a ponto de tomar remedio controlado.. hoje um desses blocos caiu e o dente com canal doendo, paguei tudo a ela, porém nao consigo nem olhar para ela, perdi toda confiança..a momento nenhum ela me disse dos riscos da retirada de amálgama e nem se quer bateu o rx do dente antes de mecher.. todas minhas economias paguei a ela, entrei no consultório dela sem dor menhuma e com minha mordida normal, sai de la com dor e com a mordida toda irregular.. essa tristeza esta me consumindo,. continuar lendo