Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
11 de Junho de 2024

Ei, machão, sabia que o machismo vai deixar você sozinho?

Publicado por Renan Marins
há 7 anos

No mundo do direito, existem certas discussões que deveriam se limitar apenas às questões jurídicas. Todavia , como é sabido no Direito de família os ânimos são muito mais alterados do que o comum.

O machismo extrapola fronteiras, mais do que se pode imaginar...Não se trata de mero "mimimi", mulheres que sofrem qualquer tipo de abuso, deve com absoluta convicção, buscar apoio para manter acima de tudo sua dignidade

Era uma apelação em causa de família – um irreconciliável divórcio litigioso e, nele, a conclusão no acórdão foi reveladora: "O choque de culturas vertido pela antiga tradição familiar japonesa é a causa do fracasso no casamento".

E, assim, o julgado pôs fim ao matrimônio de um casal de japoneses, moradores de cidade gaúcha, depois de vários meses de desavenças.

Ele viera ao Brasil ainda menino e ela, 15 anos depois, já moça – quando os costumes orientais tinham sido modificados. Conheceram-se em Porto Alegre, onde também casaram.

Diferença etária: 16 anos.

Ele ocupava as horas livres lendo sobre a cultura samurai; ela gostava de teclar no notebook e tinha amigos no Facebook.

Ele não permitia que ela se relacionasse com vizinhos; exigia-lhe sempre usar saias compridas. E quando os dois brigavam e a esposa saía de casa, ele não permitia que ela voltasse ao lar no mesmo dia; nem perguntava o nome da amiga em cuja casa ela passara a noite.

Na rua, quando caminhavam, ele exigia que, na mesma calçada, ela se postasse atrás dele.

O marido impunha à mulher o jugo da submissão” – resumiu o relator, depois de evocar a fala de uma testemunha, também japonesa, que informara que “o conflito conjugal era motivado pela total diferença de pensamentos deles".

Outro depoimento revelou que"ele é um homem trabalhador e honesto, mas exigia da esposa, no Brasil, o mesmo padrão de 40 anos atrás no Japão: proibição de dirigir veículos; não levantar a voz; nunca sair de casa sozinha".

Uma terceira testemunha completou que"ela é uma mulher séria, mas moderna, apegada aos padrões culturais e intelectuais dos tempos atuais, instrução superior”.

Em primeiro grau, a sentença afirmara que o casamento findara por culpa só do marido, sendo improcedente a reconvenção que ele propusera contra a mulher.

Na apelação que interpôs – e que foi provida em parte pela Câmara – os desembargadores decidiram pela “culpa concorrente, justamente representada pelas profundas diferenças em seus respectivos jeitos de viver".

O relator arrematou com um detalhe revelador: “No depoimento pessoal, a esposa contou seu desconforto pessoal porque o cônjuge não permitia que ela tomasse a iniciativa das relações sexuais”.

Permaneceu o silêncio na pequena plateia e o presidente arrematou: “Esse detalhe sobre a reserva conjugal não vai no acórdão. Vamos ficar só no choque de culturas!”


*fonte : http://www.espacovital.com.br

  • Sobre o autorA força do direito deve superar o direito da força. (Rui Barbosa)
  • Publicações58
  • Seguidores92
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1085
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ei-machao-sabia-que-o-machismo-vai-deixar-voce-sozinho/495954229

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
David Fontana PRO
6 anos atrás

Acho que devemos colocar na cabeça das pessoas que existe tanto o machismo quanto o feminismo, e ambos em alguns momentos forçam a barra, mas não podemos generalizar que só o homem é o bandido, ou só a mulher não presta, existe os bons e os podres de ambos os lados, o que é preciso é consciência de ambas as partes, ambos os sexos, nenhum deve ser desmerecido, mas também nenhum deve ser favorecido em virtude de ser do sexo x ou y.

E nos tempos atuais acho que ninguém é obrigado a fazer ou ser aquilo que não quer, então se alguem que você se relaciona ou se casa e começa com atitudes absurdas como essas, é hora de tomar medidas de imediato, e não aceitar e alimentar esse comportamento, que pode vir de ambos os sexos. continuar lendo

Perfil Removido
6 anos atrás

Acho engraçado como hoje se reduz tudo a machismo ou feminismo.

Não existe mais acordo numa relação?

Vejo muitas mulheres vivendo muito bem deixando o homem controlar a relação, se tudo estiver indo bem qual o problema? O inverso também vale! Nesse caso acabam terminando quando o H ou M, que detém o controle, não consegue mais prover ao que se propôs daí me pergunto qual a relevância de serem machistas ou feministas.

Quando a pessoa está inconformada com a relação qualquer coisa é motivo para se separar, fato! Não havendo mais o consenso inicial tudo cai por terra.

Duvido muito que no começo era diferente na vida desse casal, duvido muito que a menina por ser nova queria ter participação no controle da relação, só que, com a maturidade as ideias e conceitos mudam, isso que causou o racha na relação. Então, se é para colocar culpa no fim da relação sejamos realistas, acabou porque nossos conceitos mudam e não porque fulano é machista ou fulana é feminista.

A moda hoje em dia é simplificar ao ponto de se perder o verdadeiro cerne da questão, uma relação perdura pela concordância de ambos e acaba também pela discordância e isso é muito mais que simplesmente ser machista ou feminista, isso é um entendimento pessoal. Sempre terá alguém que não verá problema em um H ser machista, contanto que cumpra com o seu papel de controlar bem a relação, assim como não veremos H reclamando de feministas, se fizerem a sua parte para impor.

Hey machão, o machismo não vai te deixar sozinho, a falta de compromisso com a sua relação é que vai. continuar lendo