Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Empregada será indenizada em R$ 5 mil por ASSÉDIO ao usar amuleto da Umbanda!

Publicado por Isabella Alves
há 10 meses

Assediada pelo gerente de uma empresa de comércio de autopeças pelo fato de usar um amuleto de proteção da Umbanda, uma vendedora conseguiu na 9ª vara do Trabalho de Campinas/SP o direito de ser indenizada por danos morais. Com fundamento, entre outros, na liberdade de consciência e de crença prevista no art. , inciso VI, da Constituição Federal, a empresa foi condenada a pagar R$ 5 mil para a trabalhadora.

Testemunhas afirmaram que o gerente se referia a empregada como "capeta" em algumas ocasiões. Também foi relatado o fato de que era motivo de comentários ela ser uma "mulher de terreiro". Houve ainda descrições de ofensas, como o fato de o gerente chamar a vendedora de "burra" e uma testemunha relatou ter visto a vendedora, após ato hostil, vomitando no banheiro, com pressão baixa, o que a teria levado para o hospital.

De acordo com a juíza do Trabalho Karine Vaz de Melo Mattos Abreu, "é possível constatar que a trabalhadora passou por situações vexatórias de constrangimento no ambiente de labor, inclusive por força de sua crença religiosa. Os fatos narrados demonstram que houve, efetivamente, procedimento inadequado por parte da empresa".

A magistrada também destacou que a conduta da empresa de autopeças transbordou os limites do poder diretivo do empregador, acarretando mácula à imagem profissional, honra e autoestima da empregada.

A intenção desse artigo é levar conhecimento jurídico para as pessoas, pois muitos desconhecem seus direitos. Por isso se você gostou ou essa informação foi útil para você clique em "Curtir o artigo" e compartilhe nas redes sociais para que essa relevante informação chegue a outras pessoas. Você também poderá fazer comentários ou indicar temas para novos artigos logo abaixo.

Processo: 0011665-51.2022.5.15.0114

Fonte:

Empregada será indenizada por assédio ao usar amuleto da umbanda. Site Migalhas (Informações: TRT-15). Publicado em: 20 de junho de 2023. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/quentes/388496/empregada-sera-indenizada-por-assedio-ao-usar-amuleto-da-umbanda Acesso em: 22/06/2023.


#direitodotrabalho #direitotrabalhista #trabalhista #assediomoral #intoleranciareligiosa #umbanda #indenizacao #danomoral #advogado #escritoriodeadvocacia #advocacia #direito #advogado #adogadoonline #advocacia #macarioebarcelosadvocacia #fabianomacarioadvogado #isabellacristinaadvogada #fatimabarcelosadvogada #atendimentonline #escritoriovirtual #advogadoonline #advogadovirtual


  • Publicações153
  • Seguidores47
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações32
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregada-sera-indenizada-em-r-5-mil-por-assedio-ao-usar-amuleto-da-umbanda/1876650145

Informações relacionadas

DECISÃO: Adventista do Sétimo Dia tem direito de realizar prova de vestibular em dia alternativo em razão de sua crença religiosa

Clarissa  Faria, Advogado
Notíciashá 3 anos

Os pais podem deixar de vacinar seus filhos por motivos de crença religiosa?

Henrique Pereira Advocacia, Advogado
Notíciashá 6 meses

Sabesp indenizará família que deixou imóvel às pressas após vazamento de gás

Marcello Flores, Advogado
Notíciashá 10 meses

Unimed terá que pagar a cirurgia para tratar o câncer de próstata

Henrique Pereira Advocacia, Advogado
Notíciashá 6 meses

Mantida nulidade de doação que ultrapassou metade do patrimônio comum de casal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)