Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Empregadores domésticos poderão refinanciar dívida com o INSS pelo REDOM

Programa concede descontos de até 100% dos juros e multas sobre as contribuições atrasadas com vencimento até 30 de abril. Programa deve incentivar a formalização

Publicado por Rosane Monjardim
há 9 anos

Empregadores domsticos podero refinanciar dvida com o INSS pelo REDOM

Uma boa notícia para empregados e empregadores domésticos, as dívidas existentes no INSS poderão ser refinanciadas com redução de multa e juros. O Programa de Recuperação Previdenciária dos Empregadores Domésticos, o REDOM, permitirá a renegociação das dívidas relativas à contribuição do INSS dos empregados domésticos com vencimentos até 30 de abril de 2013.

O parcelamento que deverá ser solicitado no prazo de 120 dias após esta lei entrar em vigor. A negociação incluirá todos os débitos existentes em nome do empregado e do empregador na condição de contribuinte, abrangendo também os valores que estiverem inscritos em dívida ativa. Um dos incentivos ao pagamento é a redução da multa em 100% e dos juros e mora por atraso em 60%. O valor total da dívida poderá ser parcelado em até 120 vezes, com uma prestação mínima de R$ 100,00. Caso a dívida esteja sendo cobrada judicialmente pelo governo a redução dos custos com advogado será de 100%.

O programa servirá de incentivo para a formalização de empregados que já possuem tempo de casa informalmente ou mesmo aqueles que possuem registro mas deixaram de ter o INSS recolhido.? O empregador doméstico informal vai poder assinar a carteira de trabalho com a data que de fato ao empregado doméstico foi admitido, regularizando o INSS passado, o que irá beneficiar o empregado doméstico com mais tempo de contribuição para ter sua aposentadoria e os benefícios previdenciários?

O REDOM, foi baseado no Projeto de Lei do Senado PLS 447/2009 de autoria do Senador Garibaldi Alves Filho, proposto pela campanha de abaixo-assinado?

Legalize sua doméstica e pague menos INSS?

Um ponto negativo do programa é o período da dívida que poderá ser refinanciado que vai apenas até abril de 2013, deixando dois anos em aberto.?

Não tem lógica, um empregador que deve, por exemplo, oito anos de INSS, ter o refinanciamento com desconto do período abril de 2008 a março de 2013, e o período de abril de 2013 até 2015 tendo que pagar integralmente com multa e Juros sem refinanciamento.

A tendência, é que muitos empregadores deixem de recolher este INSS, e assinem a carteira de trabalho com admissão na data atual, o que não irá gerar nenhuma regularização, prejudicando principalmente os empregados domésticos, além do governo não receber nada?

Veja a baixo uma simulação de um empregador que paga um salário mínimo federal, R$ 788,00, e que não recolhe o INSS, do patrão e nem do empregador. O cálculo considera os valores até o dia 18/05/2015.

Cálculo com o projeto de refinanciamento até março de 2013:

Empregadores domsticos podero refinanciar dvida com o INSS pelo REDOM

Cálculo se o projeto de refinanciamento cobrisse os vencimentos até 2015:

Empregadores domsticos podero refinanciar dvida com o INSS pelo REDOM

Senado - Doméstica Legal

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações94
  • Seguidores475
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4788
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregadores-domesticos-poderao-refinanciar-divida-com-o-inss-pelo-redom/209935607

Informações relacionadas

Vitor Pécora, Advogado
Artigoshá 9 anos

Programa de Recuperação dos Empregadores Domésticos - REDOM

Empregador doméstico terá Refis e Simples

Gabriel Couto, Advogado
Artigosano passado

Conheça seus direitos: cancelamento de planos de saúde

Maria Luiza Alves Abrahao, Advogado
Notíciashá 9 anos

Empregadores domésticos terão incentivos para acertarem as Dívidas previdenciárias de empregados domésticos

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 2 anos

Como Acertar Contribuição ao INSS Paga a Menor

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Há alguma possibilidade do Governo Federal lançar novamente o REDOM em 2020? continuar lendo