Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Encerramento da empresa e o direito à estabilidade por acidente de trabalho

Publicado por Genival de Oliveira
há 2 anos

A empresa fechou as portas. E agora? Será que o empregado tem o direito de receber indenização por estabilidade acidentária mesmo assim?

Recentemente, a Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou à uma empresa já extinta que efetue o pagamento de indenização substitutiva, referente ao período de estabilidade de um empregado.

De acordo com a decisão, em caso de extinção da empresa, o empregado que possui estabilidade decorrente de acidente de trabalho, possui sim o direito à indenização correspondente ao mesmo período.

Entenda o caso: O empregado havia sofrido um acidente a caminho do trabalho, em dezembro de 2015. Precisou fazer cirurgia e fisioterapia... e foi dispensado do serviço apenas três meses depois de retornar.

Devido ao ocorrido, solicitou o reconhecimento do direito à estabilidade acidentária, que garante a manutenção do contrato de trabalho por, no mínimo, 12 meses. Contudo, o empregador encerrou suas atividades em junho de 2016, rescindindo o contrato de todos os empregados, inclusive do acidentado!

Em primeira e segunda instâncias, o autor teve seu pedido negado. Entretanto, a relatora do processo no TST entendeu que a estabilidade provisória decorrente de acidente de trabalho tem caráter social, de modo que, com o encerramento da empresa, é devida a indenização correspondente ao período.

O que você pensa sobre essa decisão?

Já passou por algo semelhante (como empregador ou como empregado) Compartilhe sua experiência nos comentários!

#estabilidade #acidentedetrabalho #TST #estabilidadeacidentaria #rescisaocontratodetrabalho #trabalho #direitodotrabalho #genivaladvogado #indenização

  • Sobre o autorAdvogado Especialista
  • Publicações209
  • Seguidores51
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações104
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/encerramento-da-empresa-e-o-direito-a-estabilidade-por-acidente-de-trabalho/1369506915

Informações relacionadas

André Beschizza, Advogado
Artigoshá 9 meses

Dor na coluna quantos dias de atestado?

Comissionista puro deve receber horas extras mais adicional em caso de concessão irregular do intervalo

COAD
Notíciashá 13 anos

Estabilidade: dirigente não é estável por fechamento de filial

Edgar Yuji Ieiri, Advogado
Artigoshá 7 anos

Estou grávida e minha empresa fechou/irá fechar: quais são meus direitos ?

Tribunal Superior do Trabalho
Notíciashá 15 anos

Estabilidade provisória é válida mesmo com fechamento da empresa

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)