Escândalo da GM. 121 mortes confirmadas por defeito na ignição. Chamada para mega-Recall nos EUA
A GM se comprometeu a pagar US$ 1 milhão por morte. Chave pode desligar motor com veículo em movimento.
(Por Agência EFE via G1 em 07/07/2015 08h40). O fundo de compensação da montadora americana General Motors (GM) aumentou nesta segunda-feira (6) para 121 o número de vítimas mortais causadas por um defeito do sistema de ignição de seus veículos, que afeta modelos vendidos na América do Norte.
Estabelecido em 2014 depois de a GM ter reconhecido publicamente a existência do problema em 2,6 milhões de automóveis, o fundo também aprovou oito novas reivindicações por lesões.
O advogado Kenneth Feinberg, que administra o fundo de forma independente, disse que já foram aprovadas compensações em 14 casos de lesões muito graves (tetraplegia, paraplegia, amputações dupla de extremidades, dano cerebral permanente ou queimaduras graves). Já as lesões de menor gravidade geraram 237 compensações às vítimas.
A GM se comprometeu a pagar US$ 1 milhão por morte reconhecida pelo fundo de Feinberg. A fabricante reservou, além disso, US$ 550 milhões para atender as reivindicações das vítimas.
No total, o fundo recebeu 4.342 solicitações de compensação, das quais 474 foram por morte, 289 por lesões muito graves e 3.579 por ferimentos menos graves. Os números estão sendo revisados pelo advogado e podem subir nas próximas semanas.
A GM reconheceu inicialmente que o defeito tinha causado apenas a morte de 13 pessoas nos Estados Unidos e Canadá, apesar de as próprias autoridades americanas questionarem os dados da empresa.
Defeito
Uma falha na ignição (sistema de partida) dos veículos pode fazer com que eles desliguem "do nada", mesmo enquanto estão em movimento e, consequentemente, sejam desligados outros sistemas, como o dos airbags.
Segundo a montadora, o problema está no local onde é colocada a chave: qualquer tipo de peso extra, além da chave em si (como um chaveiro grande), aliado a um grande solavanco no carro (causado por colisões, por exemplo) pode fazer a chave mudar de posição, desligando o motor e os sistemas elétricos.
Modelos
A GM já convocou cerca de 15 milhões de veículos vendidos na América do Norte, fabricados entre 1997 e 2014, que incluem as marcas Chevrolet, Pontiac, Saturn, Buick, Cadillac e Oldsmobile. Nenhum deles é comercializado no Brasil.
Fonte íntegra: http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/07/defeito-na-ignicao-de-carros-da-gm-ja-matou-121.html
Foto/Créditos: (AP Photo / Molly Riley) via G1 e Agência EFE
6 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.
Se fosse no Brasil, bastaria ler a NOJO para ver que a culpa era do PT. continuar lendo
Já já aparece alguém na Globo dizendo que a culpa é do PT. continuar lendo
Não é só nos EUA que isto acontece, pode também acontecer aqui no Brasil, se os proprietários lessem o manual do veiculo veriam que a montadora recomenda não colocar outras chaves ou enfeites pesados (ursinhos, macaquinhos, letrinhas e outros pinduricalhos) juntamente com a chave de ignição, pois o peso excessivo poderá causar problemas ou falhas no sistema. Ocorre que ninguém respeita e coloca de tudo no chaveiro e da nisso!!!!!!!! Chaveiro é para por chave, não é deposito de penduricalhos... continuar lendo
Tenho um modelo Classic, ano 2010, com 50.000Km. Há muito, ele apresenta um defeito na ignição que faz com que ele não dê o menor sinal ao girar a chave. Por vezes, tenho que girar em várias tentativas. A concessionária que vendeu-me o veículo já sumiu e no seu lugar há outra. Como deverei fazer para entrar em contato com alguém que "manda" da GM ? continuar lendo
Infelizmente, como aqui não é exatamente parecido com o EUA, acho que a única solução é trocar de carro e montadora talvez.
O único motivo para esse defeito não ter vindo dos americanos para ca é que aqui ninguém vê ou se vê tem ficar quieto ou ainda é desprezado.
A começar por carros diretamente importado dos EUAs.. será que eles arrumam para mandar pra gente? Ou será que aqui não tem o problema porque quando montamos carros aqui, usamos peças de segunda qualidade e essas tem uma folga tão grande que mesmo tirando a chave, é capaz do carro não desligar.
Aqui é a terra do caqui, onde a VW vende um GOLF (de quase R$ 100mil) importando da alemanha com cambio que faz mais barulho que um liquidificador, e simplesmente declara que é simplesmente uma característica do veículo. E banana pro propriOtário. continuar lendo