Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Estados e municípios podem criar regras de quarentena e isolamento, decide Marco Aurélio

Publicado por Pauta Jurídica
há 4 anos


O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (24) que estados, Distrito Federal e municípios também podem criar regras de isolamento, quarentena e restrição de transporte e trânsito em rodovias, portos e aeroportos.

Na última sexta (22), o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória para concentrar no governo federal o poder sobre o tema. A MP alterou uma lei de fevereiro, que previa quais ações poderiam ser tomadas durante a crise gerada pela pandemia do coronavírus.

A decisão de Marco Aurélio Mello atende a um pedido do PDT. O partido entrou com uma ação no STF para questionar a medida provisória editada por Bolsonaro. O partido considerou que as modificações na legislação feriam a Constituição porque:

- é tarefa da União, estados e municípios, em conjunto, a competência para estabelecer políticas relacionadas à saúde;

- só por lei complementar, que exige maioria absoluta nas duas Casas do Congresso, é possível estabelecer regras de cooperação no tema entre União, estados e municípios.

O ministro Marco Aurélio rejeitou o argumento de que o instrumento necessário para o tema seria uma lei complementar. Mas entendeu que a competência para tratar de normas de cooperação em saúde pública é comum entre a União, estados e DF e municípios.

"Descabe a óptica no sentido de o tema somente poder ser objeto de abordagem e disciplina mediante lei de envergadura maior. Presentes urgência e necessidade de ter-se disciplina geral de abrangência nacional, há de concluir-se que, a tempo e modo, atuou o Presidente da República – Jair Bolsonaro – ao editar a Medida Provisória. O que nela se contém – repita-se à exaustão – não afasta a competência concorrente, em termos de saúde, dos Estados e Municípios", afirmou o ministro na decisão.

(Fonte: G1)


📰 Veja também:

Mega Combo de Petições 2020 mais de 4.000 modelos de ALTO VALOR testadas e aprovadas, e o melhor: verdadeiramente atualizadas!

Petições Imobiliárias 2020 - Um acervo completo de Petições envolvendo Direito Imobiliário + 4 Combos Exclusivos - Usucapião, Possessórias, Contratos, Escrituras

Petições de Trânsito 2020 - O melhor custo benefício em Petições de Trânsito do Mercado + 4 Bônus Exclusivos

  • Sobre o autor🏛 As principais Notícias dos Tribunais em um só lugar.
  • Publicações1107
  • Seguidores549
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1013
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estados-e-municipios-podem-criar-regras-de-quarentena-e-isolamento-decide-marco-aurelio/824477078

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não é de hoje que não consigo enxergar a independência dos poderes. Há tempo que vejo que os poderes da república não independentes e harmônicos. O poder legislativo quer governar em parceria com o judiciário. O executivo vem sendo constantemente tolhido na sua atribuição de governar. O próprio comportamento dos parlamentares dentro de suas casas, em especial, câmara dos deputados e senado é pior possível. Frequentemente temos o desprazer de ouvir p. ex. deputados chamando ministros de estado de ladrão, de capanga de miliciano... coisas do gênero, fiando-se na "liberdade" que possuem de dizer o que pensam. Parece-me que está havendo excessos que deveriam ser combatidos para a boa convivência entre os poderes da república e para o engrandecimento dos debates. Que saudade de homens como Rui Barbosa que defendiam com sabedoria e oratória suas teses. continuar lendo

Dr. Antonio depois que passei a ler e ver os vídeos de Olavo de Carvalho eu entendi tudo o que vivemos.
Recomendo. continuar lendo