Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024

Existe responsabilidade civil pela desistência na adoção?

Uma análise sobre a discussão quanto à desistência da adoção.

Publicado por Radames Advocacia
há 4 anos

No Brasil todos aqueles que pretendem adotar uma criança precisam passar por um procedimento legal para tanto.

O referido procedimento encontra respaldo do Estatuto da Criança e do Adolescente, em especial o artigo 46 (Lei 8.069/90) que prevê o estágio de convivência, bem como outros regramentos do Conselho Nacional de Justiça.

Resumidamente o procedimento exige que quem pretende adotar deve realizar um cadastro, entrar em uma fila e quando for sua oportunidade se habilitar para adoção.

Esse procedimento exige que se analise a vida e demais aspectos sociais e psicológicos das partes. Após essa etapa o juiz fixa a guarda por meio de um estágio de convivência, que nada mais é que uma etapa preliminar à adoção.

Dentro desse contexto inúmeras ações que tramitam no Poder Judiciário discutem se é possível que a desistência na adoção possa acarretar danos morais.

Assim é correto afirmar que quem se habilita para adotar uma criança, inicia o procedimento legal, dá inicio ao convívio e posterior desiste de adotar deve indenizar a criança por danos morais?

Sim, conforme vem decidindo a jurisprudência quem se habilita para adoção, inicia o procedimento para tanto, convive com o menor e posteriormente desiste de adotar deve indenizar por danos morais a criança.

A referida conduta tem sido considerada uma frustração de expectativa, uma vez que a criança após estar em um novo seio familiar tem justas expectativas de ficar em uma nova família.

O referido posicionamento é extremamente discutível, passível ainda de alterações por parte dos Tribunais.


Fonte:

IBDFAM.

  • Sobre o autorEscritório de Advocacia Direito de Família
  • Publicações45
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações81
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/existe-responsabilidade-civil-pela-desistencia-na-adocao/944268847

Informações relacionadas

Clayton Teodoro, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

Contestação guarda - manutenção lar materno

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)