Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

GEAP é condenada a indenizar paciente por Danos Morais por negar atendimento fisioterapêutico

há 4 anos

A 1º Vara Cível de Águas Claras – TJDFT condenou a Fundação de Seguridade Social – GEAP a pagar o valor de R$2.000,00 a titulo de danos morais a consumidor que teve um pedido de tratamento fisioterapêutico indevidamente negado.

A decisão, proferida nesta terça-feira (29/11), embasou-se no Art. 196 da Constituição Federal que trata do Direito Fundamental à Saúde, derivado do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e está inserido no rol dos direitos sociais e na decisão da 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça que em 21/02/2017, entendeu que “que muito embora o REsp 1285483/PB tenha afastado a aplicação do Código de Defesa do Consumidor ao contrato de plano de saúde administrado por entidade de autogestão, tal fato não atinge o princípio da força obrigatória do contrato (pacta sunt servanda) e a aplicação das regras do Código Civil em matéria contratual, tão rígidas quanto a legislação consumerista (REsp 1644829/SP)”.

Para a Juíza Márcia Alves, titular da 1º Vara Cível de Águas Claras “a negativa por parte do plano não é justificável, em face da autonomia conferida ao profissional médico em seu campo de atuação e pelo fato de ser o técnico mais intimamente ligado à paciente e conhecedor das necessidades da paciente”, explicou.

O paciente relatou ainda que tentou obter o material pela via administrativa. Contudo, como não conseguiu, ajuizou ação na Justiça solicitando reparação por danos morais.

Referência: Processo n.º 0702671-25.2020.8.07.0020 – TJDFT

  • Sobre o autorBruna Secreto Rocha de Sousa - OAB/PA n.º 26.331
  • Publicações5
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações208
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/geap-e-condenada-a-indenizar-paciente-por-danos-morais-por-negar-atendimento-fisioterapeutico/935418996

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Ceará
Peçahá 2 anos

Réplica - TJCE - Ação Planos de Saúde - Apelação Cível - de Geap Autogestão Em Saúde

Petição Inicial - TJAM - Ação de Obrigação de Fazer c/c Indenização por Danos Morais - Procedimento Comum Cível - contra Autogestão Em Saude ? Geap

Mota Torres e Ferreira, Advogado
Artigoshá 2 anos

Plano de Saúde GEAP é condenada a pagar R$ 100.000,00 a título de indenização por danos morais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)