Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Impactos da pandemia nos contratos de locação

É possível obter a redução ou suspensão do pagamento do aluguel durante a pandemia

Publicado por Valéria Rêgo
há 4 anos

As dificuldades de pagar despesas habituais, como aluguel, aumentaram devido às medidas de isolamento social para frear a pandemia do coronavírus.

Nesse cenário, locatários podem alegar força maior para tentar reduzir ou suspender as mensalidades, conforme previsto no artigo 393 do Código Civil que estabelece:

“o devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado”.

No entanto, não é possível obter efeitos jurídicos retroativos.

Além disso, até 31 de dezembro de 2020, está proibido liminar de despejo em ações ajuizadas a partir de 20 de março, data estabelecida como marco inicial da pandemia no país.

Advertimos que caso o locatário esteja com dificuldades de pagar a mensalidade, a melhor opção é buscar alternativas com o locador, como descontos progressivos e isenções temporárias, deixando a ida à Justiça como última opção.

Recomenda-se ainda, que a negociação entre locador e locatário seja formalizada. O ideal seria firmar um termo aditivo ao contrato de locação.

Se locador e locatário não chegarem a um acordo, este pode ir à Justiça e pedir a suspensão ou redução do aluguel. Neste casos é importante que os locatários apresentem documentos que comprovam suas dificuldades financeiras, como comprovantes de redução de renda e carta de demissão. E que isso gera um desequilíbrio no contrato no contrato de locação e o impedimento de arcar momentaneamente com o valor anteriormente ajustado.

Ainda tem alguma dúvida?

Precisa de ajuda?

Entre em contato comigo.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações19
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações595
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/impactos-da-pandemia-nos-contratos-de-locacao/837382195

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação de Despejo por Falta de Pagamento c/c Pedido de Tutela de Evidência com Cobrança de Alugueres - Despejo por Falta de Pagamento Cumulado com Cobrança

Sergio Costa, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação de Despejo por Falta de Pagamento

Petição Inicial - TJSP - Ação de Despejo por Falta de Pagamento c/c Cobrança de Alugueres e Acessórios da Locação e Pedido de Tutela de Urgência/Evidência - Despejo por Falta de Pagamento Cumulado com Cobrança

Petição Inicial - TJSP - Ação de Despejo com Pedido Liminar Ação de Despejo com Pedido Liminar - Despejo por Falta de Pagamento Cumulado com Cobrança

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)