Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Imposição de multa diária a ente público descumpridor de decisão judicial que determina fornecimento de medicamento

Publicado por Ilana Vilar de Abreu
há 7 anos

É permitida a imposição de multa diária (astreintes) a ente público para compeli- lo a fornecer medicamento a pessoa desprovida de recursos financeiros. STJ. 1ª Seção. REsp 1.474.665 - RS, Rel. Min. Benedito Gonçalves, julgado em 26/4/2017 (recurso repetitivo) (Info 606).

A multa cominatória, também conhecida como astreinte, é prevista no art. 537 do CPC/2015:

Art. 537. A multa independe de requerimento da parte e poderá ser aplicada na fase de conhecimento, em tutela provisória ou na sentença, ou na fase de execução, desde que seja suficiente e compatível com a obrigação e que se determine prazo razoável para cumprimento do preceito.

Assim, a multa coercitiva pode ser aplicada pelo magistrado como uma forma de pressionar o devedor a cumprir: uma decisão interlocutória que concedeu tutela provisória; ou uma sentença que julgou procedente o pedido do autor.

O STJ reconhece a legitimidade da aplicação de astreintes em face da Fazenda Pública em casos de descumprimento de decisão judicial que determina o fornecimento de medicamentos de alto custo ou tratamento de saúde.

A função das astreintes é a de tentar coibir a resistência ou recusa do devedor em cumprir a obrigação de fazer ou de não fazer que lhe é imposta.

O STJ entendeu que é perfeitamente possível que a aplicação das astreintes sejam também aplicadas contra a Fazenda Pública.

Para o órgão é perfeitamente possível ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, fixar multa diária cominatória (astreintes) contra a Fazenda Pública, em caso de descumprimento de obrigação de fazer (STJ. 2ª Turma. REsp 1654994/SE, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em 06/04/2017).

Isso porque, em se tratando do direito à saúde, há ainda uma maior razão para tal preceito ser aplicado em desfavor do ente público recalcitrante, o preceito cominatório, sob pena de ser subvertida garantia fundamental.

O direito à saúde é um direito - meio que assegura o bem maior: a vida.

Nesse sentido, vale trazer aqui um outro importante julgado que também está relacionado com o tema:

Em ação para fornecimento de medicamentos, o juiz pode determinar o bloqueio e sequestro de verbas públicas em caso de descumprimento da decisão.

Tratando - se de fornecimento de medicamentos, cabe ao Juiz adotar medidas eficazes à efetivação de suas decisões, podendo, se necessário, determinar, até mesmo, o sequestro de valores do devedor (bloqueio), segundo o seu prudente arbítrio, e sempre com adequada fundamentação. STJ. 1ª Seção. REsp 1.069.810 - RS, Rel. Min. Napoleão Nunes Maia Filho, julgado em 23/10/2013 (recurso repetitivo) (Info 532).

Fonte: www.dizerodireito.com.br

  • Sobre o autorDSA - DALÔNIO SOCIEDADE DE ADVOGADOS
  • Publicações3
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações234
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imposicao-de-multa-diaria-a-ente-publico-descumpridor-de-decisao-judicial-que-determina-fornecimento-de-medicamento/494230241

Informações relacionadas

Adonae Marques Martins, Advogado
Artigoshá 4 anos

PROCURAÇÃO com poderes “ad judicia”, especiais e extras, ao crivo da crítica e comentário dos colegas do JUSBRASIL.

Matheus Iago S Rodrigues, Advogado
Artigoshá 5 anos

O Poder Geral de Cautela no Novo Código de Processo Civil

SAJ ADV - Software Jurídico, Redator de Textos Técnicos
Artigoshá 8 anos

Novo CPC - Mudanças no cumprimento provisório da sentença

Carolina de Paula Santos, Procurador e Advogado Público
Modeloshá 4 anos

Modelo de Cumprimento Provisório de Sentença CPC/15

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)