Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

INSS devolverá R$ 57 milhões a 800 mil segurados que sofreram descontos não autorizados

Publicado por Rhaldney Belo
há 4 anos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou nesta segunda-feira (2) a conclusão da devolução de R$ 57 milhões a cerca de 800 mil aposentados e pensionistas que tiveram valores debitados indevidamente.

A devolução dos recursos ocorre após o bloqueio realizado pelo INSS em maio deste ano sobre débitos de mensalidades de associações de aposentados sem autorização dos beneficiários para realizar os descontos. À época, o INSS suspendeu os repasses de valores para quatro associações e reteve por 60 dias o dinheiro já retirado das contas dos beneficiários afetados.

Já expliquei aqui como agir em casa de desconto indevido na aposentadoria, vale a pena dar uma olhada.

Para conferir se recebeu o depósito, o aposentado ou pensionista deve checar o extrato de pagamento, que está disponível no Meu INSS ( meu.inss.gov.br ). Segundo o órgão, o valor foi devolvido com os benefícios pagos em setembro deste ano. O depósito é identificado no extrato pelo código 107.

Até setembro, as denúncias de abusos financeiros contra os segurados eram investigadas pelo próprio INSS. Desde então, o governo de Jair Bolsonaro determinou que as queixas deveriam ser registradas no portal consumidor.gov.br , que é administrado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), submetida ao Ministério da Justiça. Também é possível acionar judicialmente a instituição responsável pelo débito e o INSS por ser responsável.

No portal indicado pelo governo, após o registro da queixa, a empresa responsável tem até dez dias para responder, e essa resposta então é analisada pelo usuário. Casos sem solução devem ser enviados ao Procon local.( ou advogado de sua confiança)

O INSS orienta que descontos de empréstimos e outros débitos só podem ser feitos com com autorização prévia do beneficiário. As vítimas podem pedir a devolução dos valores descontados.

Fonte: Economia - iG @ https://economia.ig.com.br/2019-12-03/inss-confirma-devolucao-der57-milhoesa800-mil-aposentadosepensionistas.html


  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações3
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações207
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-devolvera-r-57-milhoes-a-800-mil-segurados-que-sofreram-descontos-nao-autorizados/789217173

Informações relacionadas

Desconto não autorizado no benefício previdenciário: você pode ter sido vítima!

Bianca Freitas, Advogado
Artigoshá 3 anos

Descontos indevidos na aposentadoria: O que fazer?

Rhaldney Belo, Advogado
Notíciashá 5 anos

Combate aos descontos indevidos em empréstimos consignados

Advocacia Geral da União
Notíciashá 5 anos

AGU garante a segurados do INSS devolução de mensalidade descontada por associação

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)